Os pacientes com diabetes que procuram pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarulhos reclamam da falta de material para realizar o exame que mede o nível de glicose no sangue. A Secretaria Municipal de Saúde não tem previsão de quando o problema será solucionado.
O GuarulhosWeb recebeu reclamações de que o material estava faltando em uma UBS no Conjunto Marcos Freire, onde a falta de materiais para a realização dos exames já dura pelo menos há duas semanas. Mas o problema é comum em outras UBS da cidade.
Em contato com a UBS, o GuarulhosWeb constatou que o problema persiste. Segundo a atendente, o exame pode ser realizado, porém em pacientes que aceitem a utilização de agulhas.
A Secretaria de Saúde esclareceu que não é verdade que estejam faltando agulhas nas unidades de saúde. O que estão em falta são as lancetas, por conta de um problema ocorrido no processo de licitação. Porém, as unidades já foram orientadas para efetuar a substituição das lancetas por agulhas, uma vez que ambas podem ser utilizadas para a medição do nível de glicose no sangue.