Cidades

Moradora promete atos contra som alto em casas de shows no Macedo


O som alto tira o sono dos moradores do Macedo, principalmente aqueles que moram em condomínios próximos à praça Gilberto Van Mills, a praça das Pedras. De quinta-feira a domingo, o barulho de pelo menos duas casas noturnas localizadas nas imediações, junto ao som alto de carros estacionados nas ruas próximas, se torna insuportável.


O problema é maior no Kanecão (Kaneco Show), localizado no início da avenida Otávio Braga de Mesquita, mas também há citações a King Hall, que fica na avenida Monteiro Lobato. Moradores dizem que o som que vaza dessas casas ultrapassa o limite de decibéis permitidos e perturbam o sossego dos vizinhos.


A economista Haifa Bachour, de 47 anos, mora perto do Kanecão. Ela já se acostumou a passar noites em claro, até altas horas da madrugada, aguardando os shows acabarem para conseguir dormir.


Haifa está numa verdadeira campanha contra as duas casas. Ela explica que já enviou e-mails para todos vereadores da cidade reclamando sobre o problema. Depois foi orientada a protocolar a reclamação no Fácil. “Peguei uma cópia do meu e-mail, fiz uma carta, pesquisas com todos os códigos de leis, foram protocoladas 17 páginas” explicou.


A moradora conta que cerca de 20 dias após o registro um funcionário da Prefeitura esteve em seu apartamento sem aviso prévio e em um dia que não havia shows para fazer uma medição do barulho. Porém, por não ter sido avisada com antecedência e não saber se o homem era um funcionário autorizado, não permitiu a entrada.


Na madrugada do último sábado (25) o Kaneco Show teria recebido uma atração que usou, segundo a moradora, tambores. “O som era ensurdecedor, fazia um eco insuportável”, contou Haifa.Após o segundo e-mail enviado para os vereadores no dia 27 de julho com o título: “Olá vereadores, dormiram bem no fim de semana? Por aqui não foi bem assim!”, passou a receber ligações de parlamentares solicitando uma reunião para discutir sobre o problema. “Eu trabalho e tenho contas para pagar, não vou ficar marcando reunião para ficar fazendo politicagem. Eu quero que alguém vá até o Kanecão, faça uma proposta de silêncio e venha conversar com a gente”, esclarece.


O próximo passo para tentar solucionar o problema é uma pagina que está sendo criada no Facebook com o objetivo de reunir os moradores que sofrem com o problema. Segundo ela, no entorno, estão sendo perturbados cerca de 3.000 moradores que vivem em 17 torres, que ficam em seu quarterião. O grupo pretende produzir faixas, adquirir objetos que façam barulho e ir até a Câmara Municipal. “O barulho que eles fazem aqui nós vamos fazer lá e pior, se não diminuir cada vez que estiver barulho aqui nós vamos na porta de um vereador fazer o mesmo barulho”, explicou. “Eu não estou blefando”.


A gerente do Kaneco Shows, que pediu para não ser identificada pelo nome, explicou ao GuarulhosWeb, que o barulho não é proveniente do interior da casa de shows, mas sim dos carros que ficam estacionados do lado de fora e acabam colocando músicas após o horário de fechamento do local. “Os moradores reclamam com razão, nós mesmo chamamos a polícia através do 190 para que uma viatura passe aqui em frente e interrompa o barulho”. Ainda segundo a gerente, quando há a presença da polícia, os motoristas costumam respeitar, mas minutos após a saída da viatura todo o barulho recomeça.


A King Hall foi procurada pela equipe do GuarulhosWeb, mas até o fechamento da matéria, não se pronunciou.


Em agosto de 2014, após reportagens feitas pelo GuarulhosWeb, a Prefeitura determinou a retirada dos trailers instalados em frente ao Kanecão, já que – na época – o argumento usado era de que o barulho era proveniente de carros de pessoas que freqüentavam esse comércio ambulante.. Os moradores do bairro acreditavam que a medida ajudaria a dispersar os frequentadores do local e diminuiria o barulho. Porém cerca de uma hora depois que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano saiu do local, os comerciantes retornaram com barracas desmontáveis.


A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) está do lado das casas de shows. Em resposta ao GuarulhosWeb, informou que ambas possuem Licença de Funcionamento. Portanto, não receberam autuações recentes. As denúncias devem ser encaminhadas para qualquer Unidade de Atendimento ao Cidadão Fácil. Eventuais irregularidades serão fiscalizadas pela SDU. Caso sejam constatados problemas, os estabelecimentos serão notificados a promoverem as adequações necessárias.


Em agosto de 2014, o GuarulhosWeb publicou três reportagens, em que ouviu moradores do Macedo incomodados com o barulho dos mesmos estabelecimentos. Cerca de um ano depois, o problema se repete e a SDU considera que tudo está dentro da lei.  


Outras notícias publicadas sobre o assunto

Moradores de condomí­nio no Macedo sofrem com som alto de casa noturna

Barracas voltam no lugar de trailers em frente ao Canecão

Som alto do Canecão volta a incomodar a vizinhança


 

 


Posso ajudar?