De cada 10 litros de água consumidos em Guarulhos, 3,5 vão pelo ralo. Isto porque o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Guarulhos conseguiu reduzir o índice de perdas, que em 2000 era de pouco mais de 51% para 35%, além de inibir as ações de infratores que utilizavam a água de forma irregular de 15% para 5%. A multa pelo uso indevido do insumo pode chegar em até R$ 39 mil, caso seja constatada.
Segundo a autarquia, existe um processo de fiscalização intensa no combate e controle e redução de perdas de água. O resultado conquistado por essa operação resultou na antecipação de investimentos para o setor municipal, além de reduzir o índice de perdas totais de 51,06% (em 2000) para 35%, de acordo com o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2013.
O percentual registrado se refere à constatação de diversos tipos de irregularidades no uso da água como vazamentos, ligações clandestinas, erros de medição e furtos de água. Ou seja, parte dessa água está sendo utilizada por alguém que não está pagando por ela. O Saae considera as perdas de água um fato preocupante e por isso, atua fortemente na questão de controle e redução de perdas.
Paralelamente, de acordo com o Saae, existe um programa de busca permanente de ligações clandestinas e fraudes. São realizadas, em média, 1.500 vistorias por mês em busca dessas situações. As ligações clandestinas são eliminadas assim que detectadas. Atualmente, o percentual de fraudes encontradas está em torno de 5%. No começo do programa, há cerca de cinco anos, esse percentual atingiu a marca de quase 15%.
As ligações suspeitas são vistoriadas e, em caso de constatação da irregularidade, são aplicadas as penalidades previstas no Código de Posturas do Município de Guarulhos, artigos 65 e 81: Suspensão do fornecimento de água, multa que pode variar de R$ 875,00 (329,3808 UFGs) até R$ 39 mil (14.639,1452 UFGs) e lançamento do consumo estimado no período da irregularidade.
As ligações suspeitas (ligações clandestinas e fraudes e irregularidades no cavalete do hidrômetro) são identificadas por análise de consumos ou por denúncias. As denúncias podem ser feitas à Central de Atendimento Telefônico 0800-101042, que funciona 24 horas. O anonimato é garantido ao denunciante.