Cidades

Guarulhos registra queda de 30% em multas; STT intensifica fiscalização

Entre janeiro a junho deste ano, a STT (Secretaria de Transporte e Trânsito) emitiu quase 190 mil notificações referentes a infrações cometidas no trânsito por motoristas que trafegam nas vias guarulhenses. O número é 29,6% menor que o registrado no primeiro semestre de 2014. No entanto, a queda na arrecadação não foi tão expressiva, ficando em 4%, já que os valores das multas foram corrigidos no ano passado. 
 
Mesmo assim, o sinal de alerta na STT foi aceso, para que não ocorra esta queda de arrecadação. Sob o nobre argumento de aumento da fiscalização para garantir maior fluidez no trânsito, a pasta implantou novas formas de autuação, incluindo a emissão de multas por vídeo-monitoramento, como prevê uma nova regularização do Código Nacional de Trânsito (Contran). Também foram intensificadas ações preventivas dos agentes pela cidade. 
 
Vale salientar que a aplicação de multas rende altos valores à Prefeitura. Nos primeiros seis meses de 2014, entraram para os cofres do prefeito Sebastião Almeida (PT), para ser usado em ações voltadas ao sistema de trânsito,  nada menos do que R$ 22,4 milhões. De janeiro a junho deste ano, foram R$ 21,5 milhões. Números da STT revelam ainda que 60% das multas são enviadas a condutores de outros municípios. Ou seja, apenas 40% das irregularidades são praticadas por veículos cadastrados em Guarulhos.
 
Cidade conta com 170 radares e ganha reforço de 50 câmeras
 
Guarulhos conta atualmente com 170 radares que fazem a vigilância eletrônica por toda cidade. Em média, cada um flagra 19 carros por dia, que ultrapassam os limites de velocidade estabelecidos pela legislação e também avanço de semáforo vermelho, os dois tipos de autuações mais frequentes, segundo informa a STT, sem – no entanto – apresentar números específicos de cada tipo de multa aplicada no município. 
 
Não há, por enquanto, a intenção de aumentar o número de equipamentos eletrônicos de fiscalização. Mas – desde 27 de julho – a STT ganhou o reforço de 50 câmeras espalhadas pela cidade, que integram o sistema da Central de Inteligência Integrada de Guarulhos (CIIG). De lá os agentes de Trânsito já podem autuar motoristas flagrados em infração mesmo estando a quilômetros de distância. 
 
A Central de Guarulhos é considerada, segundo a STT, uma das mais modernas do país em tecnologia e atua 24 horas ininterruptas na fiscalização do trânsito, através de um novo conceito de segurança, que busca agilidade, rapidez e foco no atendimento das ocorrências.
 
 
 
As mais mais das multas 
 
• transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20%, 
• avançar o sinal vermelho do semáforo – fiscalização eletrônica, 
• estacionar em local e horário proibido especificamente pela sinalização,
•  deixar o condutor de usar o cinto segurança  
• estacionar em desacordo com a regulamentação 
• estacionamento rotativo (Zona Azul).
 

Posso ajudar?