Cidades

Mudanças no itinerário de ônibus prejudicam moradores da Água Chata

Moradores do bairro Água Chata, reclamam do descaso por parte de motoristas da empresa EMTU que estariam mudando o itinerário dos coletivos após a meia noite. A linha 473 TRO – Itaquaquecetuba (Parque Piratininga II)/São Paulo (Metro Armênia), via Guarulhos (Vila Dinamarca) – deveria seguir seu trajeto final pela Estrada da Água Chata, mas – segundo os usuários – nos finais de semana este roteiro não estaria sendo respeitado. 
 
A supervisora Elaine Santana, de 37 anos, explica que passageiros que dependem da linha para chegar em casa após a meia noite estão sendo deixados pelos motoristas metros longe dos pontos de parada obrigatória. “Já conversamos com fiscais que garantem que a determinação partiu da empresa e que a linha deve fazer dois itinerários. Porém, os moradores sofrem com a mudança”.
 
Elaine conta que quando o problema acontece é obrigada a andar até sua residência ou pedir carona. “É uma total falta de respeito, a passagem custa R$ 5,70, eu cheguei a tirar uma foto do ônibus retornando, o motorista ficou rindo e me mandou publicar no jornal. Neste dia havia várias pessoas, mães com crianças e fomos obrigados a descer, já era mais de meia noite”, contou.
 
Para tentar minimizar o problema, os passageiros criaram um grupo no WhatsApp para alertar as mudanças do itinerário e tentar voltar para casa com mais segurança. “Imagina ficar na rua depois da meia noite, isso tem acontecido todos os finais de semana. São várias pessoas prejudicadas, realizamos várias reclamações na ouvidoria da EMTU que respondem que isso não pode acontecer, porém, acontece” ,encerra.
 
A EMTU/SP informou que não houve mudanças de programação horária na linha 473TRO nos últimos meses. A fiscalização foi acionada para verificar especificamente a linha 473 e procurar saber, se confirmado, qual o motivo da alteração informada pelo usuário.
 
Os usuários podem registrar sugestões e reclamações na Central de Atendimento ao Cliente 0800 724 0555 ou no sitewww.emtu.sp.gov.br.

Posso ajudar?