Diante de uma série de reclamações de carros recolhidos que ficam abandonados em ruas próximas aos Distritos Policiais de Guarulhos, a Polícia Civil informou que está em andamento uma licitação para contratação de pátios para a guarda dos veículos na região. O investimento é de R$ 15,3 milhões, por 30 meses de contrato.
A licitação prevê que sejam abrigados todos os veículos apreendidos atualmente em delegacias de Guarulhos, além dos que serão recolhidos futuramente. Enquanto o processo não é finalizado, há tratativas com a Prefeitura para a remoção dos veículos para os dois pátios municipais.
Em julho deste ano, a Secretaria de Transportes e Trânsito publicou no site da Prefeitura uma matéria onde esclarecia que todos os dias são realizadas vistorias a fim de atender as solicitações da população. Nos primeiros seis meses de 2015 foram atendidas 334 ocorrências de veículos abandonados ou com irregularidades.
Entre as reclamações estão os carros apreendidos pelas polícias Civil e Militar. Na época a STT informou que cerca de 168 veículos estavam nesta situação na cidade. O pior caso apontado seria o 4ºDP, no Jardim Alvorada, com mais de 100 veículos largados nas ruas próximas.
Apesar de reconhecer o problema a STT esclareceu que nesses casos somente a polícia pode encaminhar os veículos ao pátio por se tratar de apreensões.
Nesta semana, o GuarulhosWeb publicou reportagem a partir de reclamações de leitores, via WhatsApp. Nas fotos, diversos carros apreendidos aparecem estacionados em locais inapropriados e atrapalham a rotina de quem precisa passar pela região.
O 4ºDP está localizado na avenida Santana Mundaú, uma via de mão dupla e de grande circulação onde por vezes motoristas se deparam com o trânsito interrompido devido ao estacionamento irregular que tem se tornado rotina.
Em torno da delegacia existem também vielas que abrigam estes veículos. Muitos deles depredados ou deteriorados pelo tempo. Outra reclamação frequente são as infrações de trânsito cometidas. Há carros estacionados até em frente a um ponto de ônibus, que obstrui o embarque e o acesso do coletivo.