Cidades

Passageiros da Vila Endres querem linha direta para o Tucuruvi

Cansados de esperar uma solução por parte da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), passageiros de Guarulhos que moram na região da vila Endres e Itapegica pedem uma solução para ligar os bairros a São Paulo. Atualmente, eles dependem da linha 578, que liga o Jardim Moreira ao Terminal Armênia do Metrô. 
 
Porém, conforme já foi relatado em outras reportagens publicadas pelo GuarulhosWeb, nas primeiras horas da manhã, principalmente entre 6h e 7h, os ônibus chegam ao bairro já lotados, passando direto nos pontos da região. 
 
Os moradores aguardam uma posição da EMTU, que – em reportagem publicada pelo GuarulhosWeb na semana passada – ficou de estudar alternativas, ao admitir ter flagrado a empresa que opera a linha não cumprindo o número de ônibus estabelecido para o horário, conforme fiscalização realizada no final de agosto. 
 
Entre as sugestões apresentadas ao GuarulhosWeb por vários moradores que enviaram mensagens pelo WhatsApp, consta uma ligação entre a Vila Endres e o Terminal Tucuruvi do Metrô, via Vila Sabrina, que fica do outro lado da rodovia Fernão Dias, já no município de São Paulo. 
 
Há inclusive um abaixo-assinado realizado pelos moradores de condomínios da região, já que eles entendem que uma linha que saísse do Shopping Internacional, que fica na região, indo para a Vila Sabrina e Terminal Tucuruvi, poderia beneficiar a população tanto de Guarulhos, como de São Paulo, que teria um acesso direto ao centro de compras guarulhense. 
 
Segundo apontam, esta linha também beneficiaria os moradores que teriam uma opção a mais para fugir dos constantes congestionamentos na rodovia Presidente Dutra, em direção a São Paulo, nas primeiras horas da manhã. 
 
Na manhã desta terça-feira, dia 6, apesar da EMTU ter admitido o problema na semana passada, a superlotação nos ônibus da 578 se repetiu. Segundo moradores da Vila Endres, eles precisaram esperar a passagem de quatro a cinco veículos nos pontos até chegar algum ônibus em que eles pudessem embarcar. Depois, eles sofreram no grande congestionamento na Dutra e na Marginal Tietê. “O trajeto que deveria demorar menos de uma hora foi de mais de duas”, relatou uma passageira. 
 
Consusltada nesta terça-feira, a EMTU repetiu a resposta da semana passada. Ou seja, continua estudando alterntivas para melhor servir aos passageiros da região. 
 
 
 

Posso ajudar?