Palco de grandes eventos esportivos e culturais da cidade de Guarulhos, o Ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeo conhecido como “Thomeozão”, localizado no bairro Bom Clima, é o retrato mais fiel do abandono numa cidade que não preserva seus equipamentos públicos. A arena esportiva sofre todo tipo de degradação devido à falta de investimentos e a insegurança.
Sem utilização desde o ano passado, quando foi interditado pelo Corpo de Bombeiros por não exibir o Auto de Vistoria (AVCB), o Thomeozão está largado à própria sorte, inclusive sendo chamado por gente que vive na região ou passa por lá todos os dias, como a nova cracolândia de Guarulhos, já que muitos usuários de drogas tomaram conta do local.
Segundo moradores, a falta de iluminação e segurança tem favorecido a violência, além do consumo e venda de drogas, que acontecem a qualquer hora do dia. Pelo menos há dois meses a iluminação externa foi cortada. O GuarulhosWeb esteve no local nesta segunda-feira (14) por volta das 15h e pode acompanhar a movimentação de pessoas consideradas suspeitas. Os portões estavam abertos e não havia seguranças ou a presença da Guarda Civil Municipal (GCM).
Alguns moradores, que não quiseram se identificar, contaram que os usuários de droga costumam utilizar as dependências do Thomeozão, além da rua São Bonifácio, que é sem saída e possibilita a entrada ao local. Não é necessário entrar no ginásio para perceber que o lixo acumulado e a movimentação de pessoas em situação de rua atrás das grades do ginásio são constantes. “É comum ouvir relatos de pessoas que foram roubadas ou receberam ameaças dos frequentadores do Thomeozão”, contou uma moradora.
A Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer esclareceu que a iluminação no local está temporariamente interrompida por conta do rompimento acidental do cabo de energia elétrica que alimentava o ginásio, por máquinas que trabalhavam para solucionar um vazamento de água. O serviço de reparação já foi orçado e deverá ser realizado nos próximos dias.
Sobre a segurança, a Prefeitura e Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer assumiram que tem ciência do problema e, além de restaurar a iluminação o mais brevemente possível, também já solicitou rondas mais intensas a Guarda Civil Municipal no local, o que tem sido realizado pela mesma.
Atualmente, o Thomeozão – apesar de interditado – recebe diariamente, das 8h às 17h30, treinos das equipes guarulhenses de handebol, futebol de salão e karatê.
A GCM e a Polícia Militar foram questionadas sobre a segurança e os números de ocorrências na região, mas até o fechamento da matéria não se manifestaram.