Após exatos 275 dias de atraso, o Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo, enfim, começou a atender os usuários do transporte coletivo na cidade. Os sequentes adiamentos de sua entrega aconteceram em função de desencontros entre o projeto elaborado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e os interesses do Governo Municipal, que realizou diversas exigências como a implantação da ciclovia, ao longo desse período.
Além dos agentes de orientação da empresa ligada ao Governo do Estado e também da Administração Pública local, a Secretaria de Trânsito e Transporte (STT) realizou a remoção de 50 pontos de ônibus que estavam localizados a direita nas vias em que o Corredor Metropolitano foi instalado. As linhas municipais que percorrem o trajeto estão circulando pelo empreendimento com extensão de 16 quilômetros.
“Esse é um corredor metropolitano que depende de algumas situações que são da esfera do município. O caso da regulamentação da circulação é próprio do município. Concluímos um trecho e está dando quase 16 km de extensão, porém, somente o trecho da (praça) IV Centenário até Vila Endres que não foi implantado e será num projeto futuro até a Tiquatira (na zona leste da Capital)”, explicou o presidente da EMTU, Joaquim Lopes.
Cauteloso, o mandatário da EMTU reconheceu que o processo de implantação deve obter seus primeiros resultados nas próximas semanas. Isso por que, segundo ele, essa novidade no transporte público intermunicipal exigirá do usuário do sistema novos hábitos e costumes, principalmente pela alteração do trajeto de pelo menos 27 linhas.
“Nós vamos levar algumas semanas para que esse processo possa acontecer. Por que agora vamos começar a mexer com os costumes e hábitos das pessoas. Tem algumas linhas, 27, que estamos alterando. A tendência é diminuir esse tempo até a Capital para 50 e no máximo 55 minutos partindo do Cecap até o Tucuruvi que representa uma economia de quase 25 minutos”, encerrou.Em frente ao Poupatempo, por exemplo, na avenida Tancredo Neves, há certa dificuldade para os motoristas entenderem que precisam ficar parados na pista do meio para a conversão à esquerda para a rua Kida, já que os ônibus que vêm pelo Corredor, no sentido Cecap, tem um semáforo exclusivo para seguir em frente. Ou seja, há um farol vermelhor para a conversão e um verde bem próximo mas voltado aos coletivos. Esse expediente é normal em outras cidades da Grande São Paulo, que já operam com corredores exclusivos, mas uma novidade em Guarulhos.