Cidades

Papa João Paulo e Tiradentes lideram em acidentes de trânsito em Guarulhos

As avenidas João Paulo I e a Tiradentes lideram o ranking acidentes do trânsito em Guarulhos ocorridas em 2014, segundo balanço divulgado pelo Projeto Vida no Trânsito – desenvolvido em parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Transportes e Trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil, Militar e Científica. Cada uma das duas vias urbanas representa 1,7% dos acidentes de trânsito, que chegaram a 5.462 durante todo o ano, gerando 170 mortes. 
 
No entanto, o levantamento inclui os acidentes ocorridos nas três rodovias que cortam Guarulhos. A Presidente Dutra foi responsável por 12,9% deste total, a Ayrton Senna por  10%, enquanto a Fernão Dias por 1,7%.  A rua Pedro de Toledo (Taboão) também somou 1,7%, seguida da Juscelino Kubitschek, com 1,2%; João Jamil Zarif, 1,2%, e  rua Senador Teotônio Vilela (Inocoop), com 1,2%. 
 
Do total de óbitos registrados, 39,4% foram por atropelamento, 20,5% por acidentes com motociclistas, 4,7% por acidentes com ciclistas e 35,4% por acidentes envolvendo ocupantes de automóveis. Na análise das vítimas fatais, 87% foram do sexo masculino e 13% do sexo feminino, na faixa etária entre 20 a 49 anos. No entanto, a população idosa figura como a mais vulnerável. Os dados são do Sistema de Mortalidade do Município.
 
Projeto
 
O Projeto Vida no Trânsito é uma ação interministerial desenvolvida em parceira com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e a Bloomberg Philanthropies, fundação internacional de promoção de atividades na área social, que tem por objetivo reduzir em 50% os acidentes com morte até 2020, conforme a meta proposta pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Guarulhos e Campinas foram as duas únicas cidades não capitais selecionadas pelo Ministério da Saúde para a implantação das ações do programa, no final de 2013.
 
Guarulhos está na segunda etapa de implantação do projeto, que consiste na coleta, gestão e análise de dados, sendo que a primeira foi a formalização das parcerias. Outras quatro fases estão previstas: desenvolvimento de ações integradas de segurança viária; monitoramento de desempenho, avaliação e reconhecimento das ações; revisão anual; e a renovação e expansão das atividades.
 
Os estudos apresentados nesta segunda-feira foram realizados pela Câmara Técnica de Gestão de Análise da Informação, a partir de bancos de dados da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Cientifica, Samu, Secretarias de Saúde e Transportes e Trânsito, cujos representantes integram o projeto Vida no Trânsitode Guarulhos. Essas informações servirão para subsidiar o Grupo de Segurança Viária na implantação das intervenções nos pontos com maior risco de acidentes da cidade, prevista para a próxima etapa do programa.
 

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