Pela segunda vez, a Casa de David, instituição que há 50 anos dedica-se ao atendimento e tratamento de pessoas com deficiência intelectual, deficiência física associada ou não e a autistas, participa do Brasil Game Show, maior feira de games da América Latina, que acontece entre 8 e 12 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo.
A parceria surgiu há mais de um ano, após a instituição iniciar a atividade gameterapia, com alguns assistidos. A prática terapêutica e lúdica é aplicada aos pacientes com comprometimento intelectual e deficientes físicos, desde os mais leves até os acometidos por tetraplegia e paraplegia.
Inicialmente, os idealizadores do projeto pensaram em uma recreação, mas logo observaram que isso poderia ir além, pois notaram visível melhora na atividade cerebral e motora sensorial. A partir da confirmação a Casa de David adaptou o programa para que também os assistidos mais comprometidos pudessem participar, como é o caso de “Cristian”, um assistido de 36 anos de idade, que tem deficiência intelectual moderada, mas grande comprometimento nos membros inferiores e superiores, ficando em uma cadeira especial adaptada, exclusivamente desenvolvida para que ele fique deitado. O controle do videogame é preso à sua mão esquerda com fitas de velcro e ele consegue mobilidade para sacar e rebater bolas de tênis no jogo Wii Sports. “É incrível, emocionante e gratificante ver essa evolução em uma pessoa que não tem mobilidade”, afirmam os idealizadores do projeto, o professor de Educação física Bruno Sartori e o fisioterapeuta Paulo Alexandre Mascarenhas.
A instituição acredita que as atividades com games ajudam no desenvolvimento intelectual, a trabalhar correções posturais, melhorar o equilíbrio, a coordenação motora fina e grossa, concentração e funções cognitivas, e promovem o bem estar.
Os consoles e os jogos mais utilizados são, respectivamente, Nintendo Wii e Xbox 360 Kinect e Just Dance.
Um dos incentivadores desse programa de terapia com games é a Brasil Game Show, maior feira de games da América Latina, que, pelo segundo ano consecutivo, doará para a Casa de David todos os alimentos não perecíveis arrecadados em função da campanha atrelada à venda de ingressos (visitante paga meia-entrada mediante a doação de 1 quilo de alimento). “Em 2014 arrecadamos e doamos 70 toneladas de alimentos não perecíveis, que se transformaram em 300 mil refeições distribuídas diariamente durante seis meses. Esse ano nosso esforço é para chegar a 100 toneladas”, diz Marcelo Tavares, idealizador e organizador da BGS. Ano passado, a entrega dos alimentos na Casa de David foi feita pelo padrinho do evento, Danilo Gentili, que visitou a Instituição ao lado de Marcelo Tavares.