Cidades

Sem liberação dos Bombeiros, Thomeozão recebe recadastramento do Bolsa Família

O ginásio Poliesportivo Paschoal Thomeo, conhecido como Thomeozão, não pode nas últimas semanas receber as competições esportivas da Olimpíada Colegial Guarulhense (OCG). Desde o ano passado, não é palco de qualquer atividade, porque encontra-se interditado pelo Corpo de Bombeiros, já que não conta com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) para seu funcionamento.
 
A falta de AVCB indica que não há segurança para as pessoas utilizarem o centro esportivo. No entanto, o Governo Federal, desde esta quarta-feira, recebe milhares de pessoas no local a fim de realizar o recadastramento de programas sociais, em especial, o Bolsa Família. 
Em contato com o 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, a reportagem obteve a informação de que a estrutura utilizada para receber os munícipes cadastrados nos programas sociais disponibilizados pela presidente Dilma Rousseff (PT) não possui a autorização para realizar eventos públicos por não atender as exigências de segurança.
 
A operação realizada em parceria com a Prefeitura começou nesta quarta-feira, 14, quando o prefeito Sebastião Almeida (PT) esteve no local, ignorando os riscos a que estão expostas as famílias que irão freqüentar o Thomeozão até 16 de dezembro. Segundo informações cedidas por beneficiários, que preferiram não se identificar, a comunicação sobre o recadastramento foi realizada pela própria Prefeitura, por meio do programa Busca Ativa.
 
Para manter o benefício ofertado, um representante da família precisa se dirigir ao local portando o RG (Registro Geral), Certidão de Nascimento, PIS (Programa de Integração Social), CPF (Cadastro de Pessoa Física), Carteira de Trabalho, Holerite das pessoas que estão trabalhando, Comprovante de endereço, Declaração escolar e cartão de matrícula do posto de saúde da responsável familiar, além do título de eleitor de todos os moradores da respectiva residência.
 
O recadastramento, uma das exigências do Governo Federal para sua manutenção, é realizado a cada dois anos e coordenado no município pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social. A localização das famílias carentes na cidade é feita por meio do programa federal Busca Ativa. Em Guarulhos, conforme dados fornecidos pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), possui cerca de 50 mil famílias cadastradas no Bolsa Família.
 

Posso ajudar?