Cidades

Projeto com robôs será destaque em feira em Guarulhos

 Permitir o acesso de crianças, adolescentes e deficientes visuais à inovação e à tecnologia. Essa é a proposta do projeto Afinando o Futuro com Arte, do GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, e da Fábrica de Nerdes – Núcleo de Engenharia Robótica e Desenvolvimento Educacional Sustentável, ligada ao Colégio Eniac, de Guarulhos.
 
De 20 a 22 de outubro, os alunos do projeto participam da 2ª edição da Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos (FECEG), que acontece no Teatro Adamastor – Avenida Monteiro Lobato, 734, Centro, das 10h às 17h. No dia 23 de outubro, haverá a premiação do melhor projeto entre as instituições e escolas participantes.
 
A inciativa é uma parceria entre o GRU Airport, por meio do projeto Afinando o Futuro com Arte, e a Fábrica de Nerdes, com apoio da ETC Iberoamericana e da VEX Brazil no fornecimento de equipamentos e de conteúdo pedagógico.
 
No dia 22, às 14h, os alunos do projeto irão participar de um desafio de robótica inclusiva com deficientes visuais, cujo objetivo é capturar bolas com auxílio de robôs orientados por controle remoto e reservá-las em um espaço determinado. Em uma primeira etapa, os deficientes visuais, com apoio dos alunos, vão operar os robôs. No segundo desafio, os alunos, de olhos vendados, operam as máquinas sozinhos. O aluno e o deficiente que conseguirem capturar mais bolas num determinado intervalo de tempo serão os vencedores de cada desafio.
 
De acordo com Douglas Reis, diretor da Fábrica de Nerdes, esse tipo de desafio é bastante difundido do exterior. “Trouxemos a proposta para o Brasil, mas adaptamos o formato incluindo a participação de deficientes visuais na competição. Com isso, conseguimos levar a inclusão tecnológica não somente a crianças e adolescentes, mas também a deficientes visuais, que praticamente não têm acesso à tecnologia no País”, explica Douglas Reis.
 
 
Primeiros passos em Robótica
 
Em março deste ano, os alunos do projeto Afinando o Futuro com Arte começaram a participar da “Oficina de robótica”, iniciativa que visa contribuir para o desenvolvimento educacional e profissional de estudantes entre 13 e 18 anos que vivem nas comunidades do entorno do aeroporto. A oficina é uma parceria entre o GRU Airport, o Colégio e Faculdade Eniac de Guarulhos e a Associação Guarulhense de Amparo ao Menor (Agam).
 
O curso foi estruturado em três módulos: Robô de sucata a partir de materiais reciclados; robótica educacional com o uso de kits de robótica voltado para iniciantes; e robótica estrutural com o uso de kits educacionais voltados à competição e eventos sociais. A oficina teve uma carga de 70 horas-aula, dividida em duas turmas de 30 alunos, sendo uma no período da manhã e outra à tarde. As aulas teóricas iniciaram em março e, a partir do fim de maio, os alunos receberam os kits de materiais para começar a montar os equipamentos. Durante a oficina, os alunos desenvolveram uma espécie de robô com controle remoto, que funciona como GPS para os deficientes visuais.
 
Segundo Douglas Reis, o Projeto Afinando o Futuro com Arte tem como propósito a expansão do modelo social business adotado pelo Colégio e Faculdade Eniac. “A expansão do conhecimento com o suporte da tecnologia tem que ser disseminado a toda a comunidade. Essa parceria fortalece as relações entre academia, comunidade e setor privado, fundamental para o crescimento sustentável de nossa sociedade”, explica o coordenador.
 
 
Projeto Afinando o futuro com arte
 
O Projeto Afinando o Futuro com Arte é mantido pelo GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, sendo a gestão compartilhada com a Associação Guarulhense de Amparo ao Menor (Agam), com o apoio do Instituto Invepar. Atualmente, são atendidos 120 crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos, divididos em dois turnos diários. Todos devidamente matriculados na rede pública de ensino.
 
O projeto socioeducativo oferece atividades de informática, esporte, artes, inglês, música, ética e cidadania, oficinas de hardware e de leitura, voltados para moradores das comunidades próximas ao aeroporto.
 
 

Posso ajudar?