Cidades

Educação divulga primeiros dados sobre a reorganização de escolas

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo divulgou os dados da reorganização de salas de aula que terá início no ano letivo de 2016. O modelo adotado para o ensino público estadual dividirá os alunos em três ciclos únicos e deve ser adotado em 2.197 escolas.

Segundo o GuaruhosWeb apurou, 94 escolas devem ser “entregues” pelo Governo do Estado a prefeituras, sendo 66 para a rede municipal, que podem ser utilizadas como creches ou para outras atividades escolares ou projetos do governo do estado como escolas técnicas, ensino de línguas e educação de jovens e adultos. Porém 28 escolas estão em estudo.

A reorganização foi divulgada após um mês de estudos e diálogo entre dirigentes e educadores das 91 diretorias de ensino do Estado de São Paulo. Segundo a pasta o projeto tem como objetivo aproveitar o cenário demográfico para a melhoria da qualidade do ensino.

Ainda segundo a secretária dois fatos levaram a reorganização: à uma mudança demográfica no Estado, que, desde 1998, teve um declínio de 2 milhões de alunos em suas unidades de ensino; e à constatação de que escolas de segmento único, modelo a ser intensificado, têm um rendimento até 28,4% superior às demais.

Durantes as pesquisas foram utilizados resultados coletados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp – 2014) que apontou as escolas de segmento único dos Anos Iniciais com rendimento de 14,8% superior às demais; as escolas de segmento único dos anos finais, 15,2%; e as escolas de segmento único do Ensino Médio, 28,4% superior.

Para finalização do projeto os estudos foram discutidos regionalmente, levando em consideração a realidade demográfica e especificidades de cada município. Os critérios para as mudanças incluíam o número máximo de alunos por sala e o deslocamento limite de 1,5 km da atual escola para a nova unidade. Ao todo, cerca de 311 mil alunos serão impactados pela reorganização das escolas.

Com o projeto 754 escolas de ciclo único, que atendem apenas uma única faixa etária, serão criadas. Com este número 2.197 (43% do total) escolas em todo estado passarão a funcionar com o novo modelo adotado, haverá a abertura de 2.956 classes ociosas, além da diminuição de 18% de escolas de dois segmentos passando de 3.209 para 2.635.

“O momento é propício para mudanças e elas são necessárias. O rol de prédios construídos nos últimos anos atende a uma população que diminuiu consideravelmente e, por isso, é possível que agora entreguemos escolas melhores, focadas em ações pedagógicas para cada etapa do ensino”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

A lista de unidades que serão modificadas ainda não foi disponibilizada, segundo a pasta, os números Guarulhos, assim como os regionais, devem ser divulgados até o dia 28 de outubro.

Pais serão convocados para o “Dia E”

Para a próxima etapa, a secretária convocará pais, alunos e comunidade escolar, para esclarecer dúvidas. O chamado “Dia E”, da Educação acontece no dia 14 de novembro, em todas as escolas do estado. Além disso, pela internet e por carta, os pais terão todas as informações envolvendo a rotina escolar de seus filhos.

A Pasta também tem atuado em uma campanha de atualização de dados dos alunos. Por meio do site:

www.atualizeseusdados.educacao.sp.gov.br pais e responsáveis devem atualizar as informações envolvendo os alunos a fim de aprimorar a comunicação com as famílias paulistas e melhor informa-las sobre oportunidades de estudo e novidades das escolas estaduais.

 

Reorganização em números:

 

– Total de escolas no Estado: 5.147

– Total de alunos no Estado: 3,8 milhões

– Salas ociosas que serão reabertas com a reorganização: 2.956

– Escolas de segmento único: aumento de 52,2%, 754 escolas a mais (de 1.443 para 2.197)

– Escolas de segmento único de Ensino Médio: aumento de 74%, 340 escolas a mais (de 459 para 799)

– Escolas de segmento único dos Anos Iniciais: aumento de 7%, 54 escolas a mais (de 778 para 832)

– Escolas de segmento único dos Anos Finais: aumento de 175%, 360 escolas a mais (de 206 para 566)

– Escolas com três segmentos (Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio): diminuição de 34%, menos 164 escolas (de 479 para 315)

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