Cidades

Seis escolas de Guarulhos estão na lista da Secretaria de Educação

Diferente do que divulgou a Apeosp, a Secretaria Estadual de Educação acaba de divulgar a lista com as 94 escolas que serão fechadas ou mudarão de função devido à reorganização promovida pela pasta. 

Em Guarulhos, são seis unidades estão incluídas. Em um primeiro momento, apenas 3 unidades apareciam na lista

Rubens Lopes Pastor                                        

Guarulhos

Amaro Jose dos Santos Pastor                               

Guarulhos

Cidade Serodio                                             

Guarulhos

Joaquim Garcia Salvador Professor                          

Guarulhos

Rotary                                                      

Guarulhos

CEEJA (Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos), ETEC (Escola Técnica Estadual) e Diretoria de Ensino

Rubens Lopes Pastor                                        

Guarulhos

Utilização pelo Centro Paula Souza ou Prefeitura

   

 

Desde o início da manhã desta quarta-feira, antes do Governo do Estado anunciar o nome das seis  escolas de Guarulhos que terão suas atividades encerradas e transferidas par outras finalidades, a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) arregimentou dezenas de alunos de escolas estaduais para protestar(contra a reorganização de salas de aula anunciada há cerca de um mês. 
 
Eles partiram em caminhada da praça Getúlio Vargas, no Centro, ate Diretoria de Ensino Guarulhos Sul na avenida Emílio Ribas, no Gopoúva. Por volta das 10h cerca de 80 alunos permaneciam em frente ao local  protestando contra os dados divulgados na ultima segunda-feira (26).
 
Segundo Osani Martiniano, diretora da Apeoesp, o grupo não esperava encontrar os portões da diretoria fechados. “Este é um prédio público e está em horário de funcionamento, é um absurdo os estudantes não poderem ocupar este espaço que também é deles”, explicou.
 
Os manifestantes se organizaram em cerca de 16 representantes que formaram uma comissão e entraram na diretoria para exigir uma reunião com a diretora de ensino. Eles teriam sido recebidos por representantes da área administrativa com a promessa de que seriam atendidos, o que não aconteceu.
 
A principal reivindicação dos manifestantes é a abertura de diálogos para expor as necessidades de cada escola que segundo a Apeoesp deve ser fechada.
 
De forma equivocada, a Apeoesp divulgava nesta quarta-feira que cinco escolas deveriam ser fechadas em Guarulhos: Escola Estadual Professor Mário Nakata, no Parque São Miguel, Escola Estadual Professora Alice Chuery na Vila São Jorge, Escola Estadual Bruno Ricco, no Jardim Presidente Dutra, Escola Estadual Professora Alayde Maria Vicente, no Jardim Maria Alice, e o período noturno da Escola Estadual Vereador Antônio de Ré. A lista oficial mostra que a entidade trabalhava com informações erradas. 
 
No dia 26 de outubro a Secretária de Educação do Estado de São Paulo divulgou os primeiros dados referente a reorganização de salas que deve ser implantada no início do ano letivo de 2016.
 
Foram confirmadas 94 escolas que encerraram suas atividades com os três ciclos das escolas estaduais. Entre elas 66 já tem destino e serão utilizadas pelos municípios ou por programas do governo estadual. 28 escolas ainda estão em fase de estudo.
 
Em nota, a Secretaria informa que "a Diretoria Regional de Ensino de Guarulhos esclarece que, ao contrário do que informa a reportagem, uma comissão de manifestantes foi recebida para que pudessem ser esclarecidas dúvidas sobre a reorganização das escolas estaduais e reforçar que no dia 14 de novembro será realizado o “Dia E”, um megaencontro que acontecerá simultaneamente em todas as escolas do estado, para informar pais e alunos sobre quais unidades estão envolvidas nesse processo. Esclarece, ainda, que o processo vem sendo feito com responsabilidade e transparência pela Pasta, dentro do prazo divulgado, e sendo discutido com dirigentes, diretores e comunidade. 
 

Posso ajudar?