O Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso pede socorro. O GuarulhosWeb recebeu uma série de denúncias sobre problemas no atendimento, falta de medicamentos e materiais essenciais.
Uma comerciante, que não quis se identificar e trabalha nas proximidades do hospital, contou que há três meses escuta diversas queixas por parte dos pacientes. “Esses dias um pai esteve aqui e disse que foi orientado pelo enfermeiro a comprar gesso para que o filho dele pudesse ter a perna engessada. Há alguns dias um homem disse que queria assistir o parto de sua esposa, mas só poderia se comprasse uma máscara”, contou.
Um repórter do GuarulhosWeb se passou por paciente e tentou se consultar com um clínico geral na manhã desta quinta-feira. Um funcionário explicou que o hospital só atende casos emergenciais. Os demais pacientes devem procurar o Pronto Atendimento Maria Dirce, que fica a 6km de distância, ou o Pronto Atendimento Dona Luiza, a 4,5km dali.
Além dos problemas decorrentes e relatados por pacientes que procuram atendimento médico, funcionários que prestam serviço e optaram por manter em sigilo suas identificações, por meio de convênio entre a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) e a Prefeitura, destacaram o constante atraso nos pagamentos e benefícios. Por esse motivo, muitos estão deixando de trabalhar no local e buscando oportunidades em outras instituições de saúde.
Os colaboradores revelaram que os diretores da unidade hospitalar alegaram falta de recursos em decorrência da crise econômica que afeta a cidade para manter o seu funcionamento dentro da normalidade. No entanto, eles disseram que não existe prazos concretos para que as especialidades médicas oferecidas por aquela estrutura possam atender a população dentro de sua normalidade.
O outro lado
Para a Prefeitura de Guarulhos, não há problemas no Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso. Quando questionada pelo GuarulhosWeb sobre os problemas apresentadas, a Secretaria Municipal de Saúde informou que desde março passado está implantando um projeto de reorganização da rede, com priorização dos casos de urgência e emergência, conforme preconizado pelo SUS. Dessa forma, os casos de menor complexidade são atendidos nas unidades de pronto-atendimento 24 horas do município. Esclarece ainda que o Hospital apresenta funcionamento normal, com 700 internações mensais, 220 partos, 4 mil atendimentos no pronto-socorro, 1.500 atendimentos ambulatoriais e 150 cirurgias de urgência.
Por fim, a Secretaria de Saúde esclarece que o Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso apresenta satisfação do usuário de 94% e, recentemente, obteve selo de Acreditação ONA II, obtido por menos de 5% dos Hospitais do país.