Cidades

Três escolas já estão ocupadas por alunos em Guarulhos

Na manhã desta terça-feira (24) alunos da Escola Estadual Alice Chuery, ocuparam a unidade, localizada na Vila São Jorge, no Macedo, por volta das 7h. Esta foi a terceira ocupação em Guarulhos. A prova do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP), que seria aplicada na data de hoje para alunos do 9º ano, foi cancelada naquele local.
 
Segundo uma aluna, os estudantes se reuniram em uma praça próxima a escola por volta das 7h e se dividiram em grupos que se dirigiram até os portões da escola. Com correntes e cadeados anunciaram a ocupação da unidade de ensino.
 
No próximo ano letivo, os alunos do ensino médio da Alice serão transferidos para a Escola Estadual Vereador Antônio de Ré. localizado no Macedo, a poucos quarteirões de distância.
 
“Lá no Antônio de Ré já existem salas do ensino médio, juntar mais pessoas nestas turmas só vai sobrecarregar o professor, aqui nós temos salas pequenas, mas funcionais como tem que ser”, explicou uma aluna do 3º ano.
 
Na porta do EE Alice Chuery, muitas pessoas contra a ocupação se aglomeravam na porta para tentar entender o que estava acontecendo. O GuarulhosWeb conversou com um professor do período da tarde, que não quis se identificar. Ele chegou mais cedo para trabalhar e foi impedido pelos alunos de entrar. “Sou pai de aluno e professor do estado, estou contra a ocupação da escola, não é desta forma que eles vão resolver, acho que a reorganização está sendo mal interpretada pelos alunos”, explicou.
 
Um outro aluno do 9ª ano se revoltou com a situação e chegou a rasgar cartazes que estavam colados no portão da escola. “Eu quero meu direto de fazer o Saresp, com esta ocupação eles estão impedindo que eu faça a prova e isso pode me prejudicar”, explicou.
 
Dentro da escola além de alunos, alguns professores organizavam a ocupação. O GuarulhosWeb foi impedido de entrar na escola. 
Outras ocupações
 
Nas escolas Professora Alayde Maria Vicente, no Vila Any, e Conselheiro Crispiniano, no Centro, os alunos permanecem se revezando em turnos para manter as ocupações. 
 
O GuarulhosWeb esteve na EE Conselheiro Crispiniano nesta manhã, mas também foi impedido de entrar. Na tarde desta segunda-feira, vereadores e deputados do PT puderam circular livremente dentro da unidade. Os alunos tiveram permissão para utilizar a cantina da escola e estão cozinhando suas refeições. “A cozinha foi limpa após a refeição e continuará sendo assim, os banheiros também, nos dividimos em equipes para que quando a escola seja entregue tudo se encontre em perfeito estado”,  disse Renata Maria da Cruz, mãe de uma aluna que passou a noite com os estudantes.
 

Posso ajudar?