Guarulhos tem a partir desta quinta-feira, dia 3, seis escolas ocupadas por estudantes contrários à reorganização decretada pelo Governo do Estado. Nesta manhã, por volta das 6h30, foi a vez da Escola Estadual Vereador Elísio de Oliveira Neves, no Parque Cecap, ao lado da Diretoria de Ensino Norte. A ação de alunos, sindicalistas e movimentos estudantis teve início às 6h30. Após algum tumulto, policiais militares foram chamados.
Apenas uma grade com vegetação separa a escola ocupada da Diretoria de Ensino. Nesta quinta-feira, apenas duas funcionárias estavam na escola quando a ocupação teve início. Os estudantes impediram a entrada dos demais funcionários, professores e alunos que se manifestavam contrários a ocupação.
Segundo um dos ocupantes, a escola estaria recebendo durante todo o dia de hoje apenas estudantes em recuperação, já que as aulas acabaram na última semana. “Os professores realizaram um ‘aulão’ do lado de fora da escola para que os alunos não ficassem sem a explicação para realizar a prova”, disse.
Na tarde da quarta-feira (2) o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo negou o pedido de reintegração de posse das escolas ocupadas. O fato levou estudantes para as ruas para comemorar. Em Guarulhos a manifestação aconteceu em frente à Escola Conselheiro Crispiniano. O protesto foi pacífico e durou cerca de uma hora e meia.
Segundo a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo, existem mais de 30 ações em andamento para mais de 30 Comarcas/Municípios (uma ação para cada Comarca/Município) no sentido de conseguir a reintegração de posse de cerca de 150 escolas. Entre elas, as cinco escolas ocupadas até o dia 2 de dezembro em Guarulhos.