Cidades

Escolas em Guarulhos seguem ocupadas pelo menos até este sábado

Após a suspensão da reorganização das escolas estaduais, anunciada nesta sexta-feira pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB), as unidades de Guarulhos, que ainda estão ocupadas por estudantes descontentes com a medida, devem realizar uma assembleia coletiva neste sábado, dia 5, para decidir os rumos do movimento.  
 
Segundo Osani Martiniano, diretora da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), entidade que esteve à frente das ocupações desde o início, a decisão ficará a critério dos estudantes de cada escola. “Está é uma vitória para a educação, porém continuaremos lutando”, disse.
 
Já o Movimento Juventude em Ação, que esteve durante todo o tempo atuando em defesa da reorganização de salas e contra as ocupações, conseguindo em alguns momentos desarticular as ações da Apeoesp, acredita que a decisão do governador anunciada nesta sexta-feira não é benéfica aos estudantes. “Vamos nos reunir agora e avaliar os efeitos da suspensão, mas somos contra. A questão partidária tomou a frente de um projeto tão benéfico para a educação. Entendemos que o governo errou com a suspensão”, disse Roney Glauber, coordenador do movimento.
 
Antes da decisão do governador, anunciada pouco depois do meio dia desta sexta-feira, um juiz de Guarulhos já havia determinado, em liminar, a proibição da reorganização nas escolas da cidade. 
 
Em Guarulhos, cinco escolas continuam ocupadas até a assembleia deste sábado. Líderes de movimentos a favor das ocupações não confirmaram se os estudantes irão às ruas nesta sexta-feira (4) para comemorar a decisão. Mas não descartaram a possibilidade.
 

Posso ajudar?