Cidades

Empresa promove capacitação para alunos do Cabuçu

Com a visão de que as ações focadas em temas de sustentabilidade são de grande relevância e tem impacto abrangente, a empresa Acciona promoveu, no último mês de novembro, um curso direcionado a alunos do último ano do Ensino Médio de Guarulhos, abordando temas sobre qualidade, meio ambiente e sustentabilidade no âmbito empresarial.
 
“O objetivo da capacitação foi contribuir para a efetiva formação dos jovens, em um momento de aproximação dos mesmos com as primeiras experiências no mundo empresarial, para que, conhecendo temas relevantes, possam ser vistos como mais atrativos em processos seletivos, à medida que detenham mais conteúdo de interesse das empresas em quaisquer ramos de atividades”, salientou Alberto Mehes, gerente de qualidade e meio ambiente da Acciona Brasil, que ministrou o curso.
 
O curso teve carga horária de 14 horas e foi ministrado na escola EE Maria Helena Faria Lima e Cunha, localizada no bairro Cabuçu, em Guarulhos, no entorno da obra do Projeto do Rodoanel. Participaram da capacitação 59 alunos. As aulas foram ministradas em dois encontros semanais de duas horas cada.
 
Foram trabalhados temas como qualidade, processos, objetivos, planejamento, tratamento de não conformidades; satisfação de clientes; meio ambiente; impactos ambientais e destinação de resíduos. Além da parte teórica, o curso contou com exercícios práticos em sala, individualmente e em pequenos grupos, além de prova escrita e entrega de certificados de participação.
 
 
Parceria
 
O projeto aconteceu em um momento oportuno, pois a escola estava desenvolvendo projetos focados na formação profissional dos jovens, que se encontram em uma etapa decisiva de suas vidas, que é o término da educação formal e a inserção no mercado de trabalho. A entrega de certificados, aliada à expectativa dos alunos em finalizar o ensino médio, foi bastante animada e participativa.
 
“Com a validação da metodologia e dos conteúdos, visualizamos novos eventos para 2016 para outras turmas e também para outras escolas com temas diversos, que enriquecerão o conhecimento dos participantes. Outros instrutores da Acciona também participaram da formação para facilitar a permeabilidade de novas ações, em outras regiões de interface com nossas obras para o próximo ano”, afirmou Alberto.
 
“Nós dentendemos que a primeira ação está concluída e que o grão de areia foi lançado. Em 2016 o projeto será reaplicado”, destaca Mehes.
 
 

Posso ajudar?