Cidades

Reintegração em comunidade na estrada do Elenco começa antes do dia marcado

Guarulhosweb TV Guarulhosweb TV

Moradores da comunidade Boa Vista, localizada na estrada do Elenco,  entraram em contato com o GuarulhosWeb para informar que a reintegração de posse do terreno onde vivem, apesar de estar marcada para a segunda semana de janeiro, teve início nesta terça-feira, quando eles foram surpreendidos por homens, acompanhados de policiais militares, que iniciaram a derrubada de algumas casas. Segundo contam, ninguém da Prefeitura apareceu no local. 
 
A situação chegou a ficar bastante tensa, quando alguns moradores resistiram à desocupação. Eles alegam que não têm para onde ir e estão desamparados pela administração. Nesta quarta-feira, eles informam que a reintegração deve ocorrer a partir de segunda-feira, dia 4.  Mesmo assim, estão apreensivos. 
 
No último dia 14, os moradores da comunidade, que fica próxima a estrada do Elenco, foram mais uma vez ao Paço Municipal tentar pedir a ajuda do prefeito Sebastião Almeida (PT), que – dias antes – havia prometido intervir em favor deles junto aos proprietários da área, que já tinham uma decisão judicial favorável à reintegração.  
 
No entanto, em entrevista ao GuarulhosWeb, Almeida afirmou que, desde a última reunião com os moradores, em 11 de novembro, a Prefeitura vinha tentando entrar em contato com os herdeiros da área ocupada. “Os moradores tinha contato com o advogado da área que não manifestou interesse em buscar uma solução”, explicou.
 
 
O prefeito afirmou que o jurídico da prefeitura seguiu a procura pelos proprietários para propor um acordo como o que já foi feito na Vila Operária e Anita Garibaldi. “Vou continuar buscando o entendimento com o proprietário porque nós já conseguimos resolver problemas muito mais complexos do que este, neste ano”, disse naquele dia. Mas não conseguiu até hoje.
 
 
O Comando do 15º BPMM esclarece que não foi realizada ação de reintegração de posse na comunidade Boa Vista. Ocorre que no dia 29 de dezembro foram retirados “barracos” e outras construções precárias, as quais estavam “desocupadas” e tampouco serviam como domicílios precários. Algumas equipes policiais militares estavam presentes no local apenas para evitar que os residentes fossem aviltados e garantir que os trabalhadores braçais contratados pelo proprietário do imóvel, pudessem executar suas funções.
 
"Esclarecemos, ainda, que as intenções do Comando do 15º BPMM são de promover a retirada voluntária dos moradores da área a ser reintegrada, seja através de campanhas de conscientização, reuniões com lideranças locais ou visitas in loco para esclarecer sobre o mandado de reintegração de posse expedido."
 
 
 
 

Posso ajudar?