Cidades

Eniac usa esporte como fator de desenvolvimento do cidadão

Referência em educação, o Colégio Eniac é conhecido não só pelo avanço tecnológico, mas também no esporte. Além de participar de muitas competições esportivas, de várias modalidades, o Colégio Eniac é heptacampeão da Olimpíada Colegial Guarulhense – venceu de 2002 a 2005 e de 2013 a 2015.
 
Segundo Fabio Kao, coordenador de Educação Física do Eniac, a instituição é um dos colégios que mais investe no esporte em Guarulhos, na qual também tem muitos atletas competindo, em diversas modalidades nos clubes da cidade e de São Paulo. “Isto faz com que tenhamos uma base muito forte com ótimos atletas. Sem contar com os atletas profissionais, temos uma grade de treinamento muito forte, com todas as modalidades esportivas disponíveis, para todos os alunos do colégio, estes convidados a participarem de todas as competições do ano”, explica o coordenador.
 
Para ele, o esporte está diretamente ligado ao crescimento e desenvolvimento do cidadão e é também uma ótima ferramenta pedagógica. “Realizamos, além dos treinamentos, aulas de karatê, balé, xadrez e educação física, todas as áreas que individualmente contribuem especificamente em aspectos essenciais para o crescimento e formação geral do cidadão, na qual estão inseridas estas vivências”, informa o professor acrescentando: “acreditamos que 10% de todos os alunos que estão envolvidos neste processo de vivência possam ter um futuro profissional na área, seja ele atleta ou professor”.
 
Investimento – De acordo com Ruy Guérios, mantenedor do Eniac, o investimento que o colégio faz é extremamente importante e o diferencial, se comparado a outras instituições. “Hoje em Guarulhos, são poucos os colégios que trabalham com bolsa atleta, temos um orçamento esportivo muito bom e que oferece ótimos materiais esportivos e boas competições aos nossos alunos durante o ano”, explica Guérios.
 
Fábio Kao se sente cada vez mais realizado, pois está conseguindo alcançar todos os seus objetivos profissionais. É claro que, pensando a longo prazo, ainda falta muita coisa, mas, segundo ele, os projetos estão sendo traçados e em breve também será alcançado. “Quando recebi a oportunidade de coordenar a educação física e treinamento me senti muito contente, pois assim poderia e colocar em prática todas as ações ou processos que achava interessante, para tentar mudar o nível das aulas e os métodos de treinamento. Não foi nada fácil e ainda não está 100%, e acho que nunca será, pois no esporte tudo muda, o tempo todo, métodos, práticas, atividades, relacionamentos com os profissionais do grupo, alunos, etc. Mas creio que parte da sementinha que plantamos a muito tempo, digo, desde a época dos mais antigos professores e coordenadores de Educação física que já estiveram conosco, estamos agora começando a colher os bons frutos”, diz o coordenador. “Com as conquistas alcançadas, muitas cobranças virão pela frente, pois agora temos títulos e qualidade de ensino e precisamos mantê-los conosco sempre ou por muito mais tempo”, completa Ruy Guérios.

Posso ajudar?