A infestação de escorpiões em um condomínio da avenida Carlos Ferreira Endres, na Vila Endres, conforme reportagem publicada pelo GuarulhosWeb na semana passada, já é do conhecimento da Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos desde o final do ano passado. Em nota, a pasta informou que "o problema relatado é de conhecimento do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que desde dezembro do ano passado desenvolve ações no sentido de minimizar o problema. Os animais foram identificadas como: Tityus bahiensis – escorpião marrom – espécime de hábitos noturnos, vivem em locais úmidos e escuros: sob tijolos, entulhos, madeiras, pedras, cupinzeiros e buracos no solo. Alimentam- se de insetos vivos. Nas cidades têm preferência por baratas. Sua picada é dolorosa. Em caso de acidentes deve-se procurar, rapidamente, atendimento médico."
Segundo a Secretaria, em dezembro foram realizadas ações de inspeção local e no entorno, inclusive visando a captura de animais peçonhentos, sem sucesso. "Agentes do CCZ constataram a necessidade de vedação completa das caixas de inspeção e frestas em muros, colocação de telas em grelhas e ralos. Ressalte-se que o condomínio em questão foi construído em área aterrada, o que pode ter contribuído para o surgimento desses escorpiões."
A nota prossegue informando que já está agendada nova visita, nos próximos dias, na empresa próxima, bem como verificação nos arredores da localidade. A Secretaria informa que o CCZ tem programada uma palestra para o dia 13 de fevereiro, das 9h às 12h, quando serão levadas orientações sobre cuidados e formas de evitar a proliferação desses animais.
Escorpiões são animais peçonhentos (têm glândulas de veneno e possuem estruturas para injetá-lo nas pessoas e animais). Toda pessoa picada por escorpiões, ou outro animal peçonhento deve procurar atendimento médico imediatamente. A vítima ficará sob observação, receberá medicamentos para dores e outros sintomas apresentados e em muitos casos não há necessidade de aplicação de soro antiescorpiônico, segundo avaliação médica do caso.
Em Guarulhos, já foram registrados surgimento de escorpiões em bairros como Parque Continental, Vila Rosália, Vila Galvão, Jardim Flor da Montanha, Bom Clima, Jardim Fortaleza, regiões do Jardim Lenize e Ponte Alta, Cumbica e Parque Uirapuru.