Cidades

Chuva em Guarulhos está 32% acima da média histórica para janeiro

As chuvas que caíram ao longo dos 11 primeiros dias deste ano, em Guarulhos, superaram em 32% a média histórica registrada para a cidade. Durante este período, o município registrou pontos de alagamentos. De acordo com a Prefeitura, o território guarulhense possui dez pontos de enchentes que inspiram maiores preocupações, em especial, para a Defesa Civil.
 
Segundo informações cedidas pelo Climatempo, a média história para janeiro em Guarulhos é de 255 milímetros de volume de chuvas. Ou seja, uma média diária de pouco mais de 8 milímetros. Em 11 dias deste ano, já choveu 119 milímetros, o que chega a 32% acima da média história para o período.
 
A Defesa Civil informou que a média de ocorrência e atendimento realizados até dia 13 de janeiro teve uma alta de aproximadamente 40%. Foram 86 ocorrências neste período, o que resultou em cerca de 7 atendimentos por dia. Em contrapartida, no ano anterior a municipalidade registrou 164 em todo o mês de janeiro. A média de apoio diário foi de pouco mais de cinco.
 
A empresa de meteorologia justifica a alta no volume de chuvas por não haver mais a presença de bloqueios atmosféricos como nos anos de 2013, 2014 e 2015, nesta estação do ano, e por isso a chuva ocorre normalmente. Levando em conta que a média histórica de chuva dos últimos 30 anos em Guarulhos é de 255 milímetros em janeiro, é normal chover sim. Ela também ressaltou ocorre a influência do El Niño e agora no verão esse fenômeno está potencializando as chuvas na região da Grande São Paulo.
 
Já a Prefeitura realizar vistorias permanentes, principalmente nos locais considerados de risco, baseadas em informações captadas pelo Nudec (Núcleos de Defesa Civil) nas comunidades e leituras pluviométricas. Como prevenção e orientação, a mesma que os munícipes possam também fornecer informações e requisitar intervenções para as demais áreas da Prefeitura, Saae e Proguraru com vistas a ações preventivas. 
 
São as áreas de alagamentos em Guarulhos:
 
*Av. Monteiro Lobato, próximo à Vila Fátima;
 
*Av. Tiradentes com a Av. Paulo Faccini;
 
*Estrada da Água Chata;
 
*Av. João Jamil Zarif, em frente à comunidade da Malvinas;
 
*Av. Juscelino Kubitschek, próximo ao supermercado Nagumo;
 
*Av. Rio de Janeiro, próximo ao cemitério Campo Santo;
 
*Região de Vila Any,
 
*Vila Laurita;
 
*Jardim Guaraci;
 
*Vila Izildinha

Posso ajudar?