As fortes chuvas que atingiram Guarulhos desde o início do ano já acumularam 332 chamados à Defesa Civil, até a terça-feira (16). O órgão informa que 51 áreas de risco são monitoradas em toda a cidade. Durante os fortes temporais, leitores do GuarulhosWeb enviam fotos e vídeos de locais intransitáveis e ac[umulo de água dentro de residências.
Segundo a Defesa Civil, 17 famílias foram retiradas de suas casas neste período. Algumas famílias foram levadas para residências de parentes e amigos, enquanto seis receberam locação social.
A Defesa Civil informou ao GuarulhosWeb que na cidade existem 51 áreas de risco que são monitoradas sistematicamente, porém, há casos pontuais que requerem atenção em períodos sazonais, gerados pela ação humana. Geralmente são áreas de várzea que sofreram ocupação irregular, como beira de córregos e loteamentos irregulares, onde não foram executados sistemas de drenagem.
Ainda segundo a Defesa Civil, para evitar acidentes nestes locais, as Secretaria de Serviços Públicos, Proguaru, Secretaria de Obras, Secretaria do Meio Ambiente, Saae e outros parceiros, realizam limpeza e desassoreamento de rios e córregos; limpeza de bocas de lobo e sistema de drenagem; remoções de ocupações em áreas de risco com característica de iminência; execução de muros de contenção, cobertura de taludes com lonas; orientações e trabalhos de conscientização da população que mora em áreas de risco.