Cidades

STT sinaliza que não mexerá em radares da Faria Lima

Apesar dos protestos realizados por moradores e comerciantes da região da avenida Brigadeiro Faria Lima no último sábado, dia 20, e da palavra do secretário municipal de Transportes e Trânsito, Atílio André Pereira, que foi ao local na sexta-feira, os dois radares – alvos da insatisfação popular – deverão permanecer onde estão. 
 
Pelo menos é o que sinaliza a STT em resposta enviada ao GuarulhosWeb nesta semana. Durante os protestos de sábado, um dos radares chegou a ser destruído por populares, após a manifestação – inicialmente pacífica – fugir ao controle dos organizadores. 
 
O problema surgiu depois que a Prefeitura colocou dois radares para fiscalizar motoristas que invadem a faixa exclusiva de ônibus, instalada na avenida no ano passado. Nos meses de dezembro e janeiro, muitos motoristas começaram a reclamaram que estavam recebendo multas ao usar a faixa para entrarem ou saírem de seus estabelecimentos, bem como para entrar em travessas da Faria Lima. Desta forma, passaram a questionar se os locais escolhidos para a instalação seriam os melhores. 
 
Além da retirada dos equipamentos, que estão fixados nas proximidades do McDonald´s, os motoristas autuados pedem o cancelamento das multas aplicadas desde sua implantação. A STT não informou quantas multas foram aplicadas e quando foi instalado o radar. 
 
Entretanto, a STT alega que os radares da avenida Faria Lima foram implantados ao longo da faixa exclusiva, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), nos locais que aquela Pasta identificou haver alto índice de desrespeito. A faixa funciona de segunda a sexta-feira das 6h às 20h e aos sábados das 6h às 13h.
 
A STT ressaltou que naquele local há um equipamento que identifica avanço de sinal vermelho, invasão da faixa de pedestres (no caso de parada no vermelho), e excesso de velocidade. E que os veículos que saem do McDonald´s têm mais de 60 metros para acessar a faixa destinada aos automóveis sem ser autuados.
 
Por fim, em relação ao radar situado no número 1040 da avenida Brigadeiro Faria Lima, a Secretaria esclarece que efetua verificação frequente de todos os pontos da cidade onde estão implantados equipamentos eletrônicos, alterando sua posição quando necessário. Contudo, a Prefeitura não informou qual será o seu posicionamento em relação ao equipamento.
 

Posso ajudar?