Cidades

Deslizamento de terra deixa 30 famílias desabrigadas no Santos Dumont

Um deslizamento de terra ocorrido nesta madrugada no Parque Santos Dumont, em Guarulhos, afetou 30 famílias. Segundo o Corpo de Bombeiros, o primeiro chamado foi registrado às 00h59, desta quinta-feira (3). A Defesa Civil iniciou os atendimentos nas primeiras horas e está apoiando os desabrigados. Ninguém se feriu no acidente.
 
A princípio, uma moradia na rua Seridó Junior, construída em madeira, desabou. Com o risco de novos deslizamentos, os moradores começaram a ser retirados. Por volta das 8h40 duas outras casas também cederam.
 
A dona de casa, Cícera Alves Reis, de 51 anos, contou que por volta das 23h desta quarta-feira (2) alguns moradores perceberam que algo estaria errado. Porém, cerca de duas horas depois um forte barulho foi ouvido e a terra começou a ceder. “Eu não percebi nada, até que os vizinhos começaram a gritar, foi horrível, eu consegui retirar algumas coisas, em seguida, minha casa cedeu quatro metros”, explicou.
 
Cícera morava no local há 6 anos e assim como muitos desabrigados estava indignada com a situação. “A prefeitura nos ofereceu um aluguel social de R$ 300, que deve começar a ser depositado em até 40 dias. Mas como fica os próximos dias? Meu marido trabalha e nós temos como nos manter, e quem não tem nem o que comer hoje? Isso é uma vergonha”, explicou enquanto chorava.
 
Segundo informações apuradas pelo GuarulhosWeb, a área teria passado por uma reintegração de posse, quando centenas de famílias foram retiradas. Porém, há mais de seis anos, um homem loteou o terreno novamente e passou a vender. Na manhã desta quinta-feira (3), o homem teria sido procurado pelo compradores, mas não foi encontrado.
 
Próximo ao local está a Escola Darcy Ribeiro, onde as aulas foram suspensas para abrigar as famílias. Segundo a Coordenadoria da Defesa Civil as famílias removidas serão realocadas em casas de parentes e amigos, o transporte ficará a cargo da Assistência Social. Caso necessário, famílias poderão ser realocadas para a Casa de Passagem ou para o Albergue Municipal.
 
A Prefeitura montou um ponto de apoio na Escola Municipal Assis Ribeiro para atendimento às famílias. Equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Assistência Social devem permanecer no local para atendimento emergencial e realizando monitoramento, já que a área permanece instável.
 
Enquantoo GuarulhosWeb esteva no local, a Defesa Civil recebeu o chamado de emergência de mais dois locais, região do Baquirivu e Cabuçu. Até o fechamento desta publicação. a prefeitura não havia se manifestado sobre o assunto.

Posso ajudar?