A EMTU/SP dá mais um passo na implantação de um transporte metropolitano sustentável, que visa principalmente à baixa emissão de poluentes no sistema de transporte metropolitano operado por ônibus. Em fevereiro, a equipe técnica do Departamento de Desenvolvimento Tecnológico e Meio Ambiente da empresa concluiu a visitação das 10 garagens do Consórcio Internorte (responsável pelas linhas que atendem Guarulhos e região), iniciando a efetiva implantação do STAQ.
O programa foi uma iniciativa com financiamento do Banco Mundial e com o objetivo de reduzir a taxa de crescimento das emissões de gases de efeito estufa, promovendo modos de transporte mais limpos e uso mais eficiente de energia. A EMTU/SP foi a responsável pela supervisão e aprovação técnica dos produtos que dele resultaram.
Agora, a EMTU/SP coloca os estudos em prática visitando as empresas que operam o sistema de transporte metropolitano no Estado. Nas primeiras visitas, foram coletados dados relativos à eficiência e adequação ambiental, energética e operacional das garagens das empresas, como, por exemplo, o tipo e quantidade de lâmpadas utilizadas, práticas empregadas na lavagem dos veículos, descarte de resíduos, volume de combustível utilizado, entre outros, além de informações sobre suas frotas em utilização. O próximo passo será classificar as empresas de acordo com seu índice ambiental.
Com o programa, será possível à EMTU/SP direcionar suas ações e práticas para uma visão mais sustentável e estimar as emissões de poluentes provenientes do sistema. O objetivo do programa é compreender a realidade operacional das empresas e propor ações de melhorias com a adoção de práticas ambientais que minimizem os impactos do sistema de transporte público metropolitano.
“É um marcoimportante para a EMTU/SP, como gerenciadora do transporte metropolitano operado por ônibus, pois delimita uma forte ação no controle ambiental da operação”, destaca o Gerente de Desenvolvimento, Planejamento e Meio Ambiente, Ivan Carlos Regina.
O trabalho com as empresas operadoras teve início em novembro de 2015, com uma reunião de apresentação do Programa e a primeira visita aconteceu em 27 de janeiro de 2016. Agora, os trabalhos já estão sendo programados nas garagens dos demais Consórcios que operam o sistema sob gestão da EMTU/SP.