O Corpo de Bombeiros alerta para os cuidados com o uso do gás de cozinha. A corporação usou as redes sociais para reforçar os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes como o que aconteceu na manhã desta quarta-feira (9) em Taboão da Serra, onde duas vítimas, mãe e filha, morreram e duas ficaram feriadas após uma explosão. A perícia ainda será realizada para saber se o vazamento teria acontecido em um botijão ou em uma tubulação de gás encanado.
No caso de Taboão da Serra, a perícia trabalha com possibilidade de ter ocorrido um vazamento de gás durante a noite. A explosão teria acontecido após o primeiro morador acordar e pressionar o interruptor para ligar a energia elétrica, o que teria causado a explosão.
Segundo o Corpo de Bombeiros, em primeiro lugar, ao detectar um vazamento, é necessário fechar as válvulas do botijão e abrir todas as janelas. Nestes casos jamais acione o interruptor e desligue a energia elétrica da residência. O botijão deve ser retirado da residência e colocado em um local ventilado.
A instalação do botijão é um fator importante para a segurança da família. Lembre-se de adquirir o produto sempre de revendas autorizadas e verifique se a instalação foi realizada de forma adequada.
Para o gás encanado, além das revisões é necessário manter os aparelhos sempre limpo e regulado. Sempre verificar se nada foi desconectado.
As dicas são importantes e podem evitar diversos acidentes. Em casos de emergência é importante ter sempre a mão o número de emergência do Corpo de Bombeiros ‘193’.