Segundo Ricardo Queroga, diretor do Controle Urbano da SDU, os fiscais estão orientados a evitar o confronto, já que a operação é de orientação aos comerciantes. Por este motivo, a ação deve ter início às 8h – antes das montagens – para evitar que o comerciante irregular monte suas barracas.
Nesta segunda-feira (21), os ambulantes que lotam o calçadão da Dom Pedro com suas lonas e produtos não estavam presentes. O motivo seria a grande presença de fiscais por todo o centro.
O primeiro local fiscalizado foi o “bolsão” da rua São Vicente de Paula. “Neste “bolsão” alguns comerciantes estão com suas licenças vencidas, nossos fiscais estão orientando e fiscalizando os produtos, mas por enquanto nada foi apreendido”, explicou o diretor.
Outros dois “bolsões” regulares devem ser fiscalizados durante a operação. Segundo Queroga, aproximadamente 150 comerciantes estão regularizados. Mais de 300 trabalham de forma irregular na região central.
A operação tem apoio da Guarda Civil e da Polícia Militar. “É importante dizer que o tenente coronel Vanderlei Ramos, comandante do 15º Batalhão da PM, nos ajudou a inserir a PM na operação, pois entende a importância de um local com a passagem livre e organizado para prevenir a criminalidade e manter a segurança”, explicou Queroga.
Até o fechamento desta publicação, a SDU não havia divulgado o balanço da operação.