As inscrições para a terceira edição do projeto Decolando com Guarulhos estão na reta final, faltando poucas vagas entre os 100 microempreendedores que serão selecionados para o programa de treinamento. Promovido pelo GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo e pelo Sebrae-SP, o projeto tem como objetivo incentivar o empreendedorismo nas comunidades vizinhas ao aeroporto. Podem participar, os microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, pessoas físicas que já têm um negócio, mas ainda não estão formalizados, ou mesmo quem quer abrir uma empresa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.gru.com.br/decolando até 31 de março ou quando forem selecionadas as 100 primeiras inscrições que cumprirem todos os requisitos do projeto.
Após a seleção, os participantes passarão por um programa de palestras e oficinas, com temas que envolvem Finanças, Marketing, Formalização de Negócios, Utilização de Tecnologias, Cultura Empreendedora e Práticas de Gestão, que será realizado de maio a agosto.
Ao final do projeto, os microempreendedores individuais (MEI) e microempresas (ME) poderão concorrer ao Prêmio Decolando com Guarulhos, que irá selecionar os melhores planos de negócio desenvolvidos pelos participantes. Nas duas primeiras edições, o Decolando investiu R$ 300 mil em projetos de 37 microempreendedores.
O microempreendedor Elvis Mariano Nuevo, proprietário da Sixdreality, foi um dos selecionados da edição do ano passado, tendo participado do programa de capacitação e, no final, agraciado com o Prêmio Decolando com Guarulhos. A Sixdreality trabalha com Realidade Aumentada, tecnologia que permite transformar peças 2D em 3D ou maquetes eletrônicas. Elvis conta que o programa de treinamento foi fundamental para melhorar a gestão da empresa, que até então era informal. Agora, ele aguarda a implantação das melhorias definidas no plano de negócios desenvolvido por ele durante o projeto. “O objetivo é adquirir novos equipamentos e tecnologias para otimizar o processo produtivo e ampliar os negócios”, destaca o microempreendedor.
Marcos Paolo da Silva, proprietário da Pastelaria do CECAP, também participou da trilha de capacitação do projeto Decolando com Guarulhos em 2015. Para ele, o caráter prático dos treinamentos e a experiência dos instrutores do Sebrae foram os aspectos que mais lhe chamaram a atenção. “O que eu considero mais interessante no projeto é a possibilidade de colocar em prática o conteúdo transmitido nas aulas, além de poder aplicar as ferramentas de gestão no próprio negócio”, destaca Marcos.
Projeto Decolando com Guarulhos
A Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o Sebrae-NA e o Sebrae-SP assinaram, em fevereiro de 2013, um acordo para promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno do aeroporto.
O projeto Decolando com Guarulhos, que também conta com a parceria da Prefeitura de Guarulhos e o apoio do Instituto Invepar, prevê a capacitação de fornecedores locais. O objetivo é contribuir para a melhoria dos processos de gestão desses empresários de micro e pequenas empresas, de forma a possibilitar o crescimento das empresas e o desenvolvi