Depois de três horas fechadas para clientes, as lojas Casas Bahia, em Guarulhos, começam a abrir as portas a partir das 15h desta sexta-feira, dia 1º de abril. Segundo funcionários, que decidiram cruzar os braços ao meio dia para protestar contra os atrasos nos salários, que se tornaram frequentes desde janeiro, o sindicato dos comerciários teria recomendado a volta ao trabalho imediatamente.
Os funcionários permanecem em estado de greve e devem retornar a conversar na próxima segunda-feira, às 9h, quando a entidade irá se reunir com a diretoria da rede de lojas. O sindicato teria dado 48 horas para o empregador colocar em dia todos os salários atrasados e normalizar a situação dos trabalhadores. .
As paralisações ocorreram nas lojas de Cumbica, Taboão, Pimentas, Bonsucesso e Centro. Funcionários informaram que os atrasos salariais ocorrem desde janeiro, quando a Casas Bahia teria trocado o sistema e equipe da área de Recursos Humanos. “Desde quando mudou o RH, não temos acesso de entrada, saída, faltas, controles de vendas e comissões”.
O GuarulhosWeb entrou em contato com o Sindicato dos Comerciários e também com a Casas Bahia.
"A Casas Bahia informa que passou recentemente por atualizações sistêmicas que previam mudanças nas datas de pagamento de salários e comissão de vendas dos colaboradores, sem causar nenhum prejuízo financeiro. A empresa vem dando ampla divulgação ao assunto, assim como prestando os devidos esclarecimentos desde o início do ano, por meio dos canais internos corporativos. Sobre o movimento em Guarulhos, a empresa já se reuniu com os colaboradores das unidades envolvidas e, com apoio do sindicato local, está trabalhando para resolver todas as questões. As lojas operam normalmente."