A campanha “Os empresários dizem basta”, promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), levou a dezenas de comerciantes da região central a baixarem suas portas nesta sexta-feira, durante uma hora. Eles demonstraram a insatisfação com o governo federal.
As portas foram fechadas às 11h e reabertas ao meio dia em sinal de protesto. Apesar da ação, boa parte dos estabelecimentos da região central mantiveram suas atividades. A campanha ocorreu em mais quatro centros comerciais: Bonsucesso, São João, Vila Galvão e Paulo Faccini.
“Foi uma iniciativa positiva para que não aconteça o que estamos vendo. Em pleno marco zero da cidade, vários pontos fechados. Nós tivemos uma grande adesão com nossos associados através de selfies. Lógico que gostaríamos de uma adesão muito maior, mas acho que é o começo e foi um saldo positivo. Nós não ficamos na inércia e na omissão”, explicou Willian Paneque, presidente da ACE.
Isabel Cristina Martins, 48 anos, possui uma loja de reparos em roupas, na rua Capitão Teófilo, na região central. A comerciante explicou que aderiu à campanha como forma de se expressar contra a queda de produção que vem atingindo seu negócio.
A empresária Ana Alice, de 46 anos, possui uma floricultura na rua Capitão Gabriel, também no Centro. Ela explicou que vem sentindo o efeito da crise e já precisou fechar uma empresa. “Encerrei as atividades de uma fábrica de bichos de pelúcia na Vila Fátima e estou preocupada com o momento que estamos passando. Por isso aderi à campanha”, explicou.
Após a ação, a ACE pretende mapear os pontos fechados para retratar um diagnóstico da situação atual da cidade. A próxima parte é sensibilizar os comerciantes e funcionários da importância da campanha lançada agora.