Mais de 300 profissionais de saúde e da educação participaram nesta terça-feira (12) da 2ª Jornada do Programa Saúde na Escola (PSE). Realizado no Adamastor Centro, o evento abordou a incidência e os riscos da diabetes em crianças, além de outros assuntos, como sexualidade, alimentação saudável, justiça restaurativa e substâncias psicoativas nas diversas salas temáticas que aconteceram concomitantemente até por volta das 13 horas.
O público-alvo desta 2ª Jornada do Programa Saúde na Escola foram os coordenadores do PSE das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das escolas da rede estadual, vice-diretores da rede municipal, gestores da rede conveniada, profissionais de saúde e educação de forma geral. O secretário de Saúde, Carlos Derman, prestigiou a abertura do evento e destacou a importância desta parceria entre Saúde e Educação para o cuidado e a prevenção das doenças entre crianças e adolescentes.
Dia Mundial de Saúde
A Palestra de Abertura “Diabetes nas crianças: riscos e cuidados” destacou o tema elencado para o Dia Mundial de Saúde, celebrado no último dia 7. O objetivo foi discutir o aumento do número de casos da doença, as formas de prevenção, tratamento e os cuidados que ela requer para evitar complicações, com ênfase no público infantil.
Nas quatro salas temáticas, os profissionais de saúde e educação puderam interagir e socializar experiências. “Juntos na prevenção: discutindo gênero e sexualidade”, foi o assunto do documentário exibido no cine clube, que abordou as vulnerabilidades sociais, diversidade sexual, homofobia e questões de gênero.
Além deste, outros temas como “Aderindo ao Nutrir nas Escolas”, de promoção de hábitos alimentares saudáveis para crianças e adolescentes; Como lidar com o uso abusivo de substâncias psicoativas na infância e adolescência; e Contribuições da Justiça Restaurativa para a cultura de paz, mediada por profissionais da Educação, Saúde e do Direito, foram debatidos na 2ª Jornada do Programa Saúde na Escola.