Estudantes do Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado que tenham sugestões para mudar o País já podem se inscrever no Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2015. Serão ao todo 78 representantes de Estados, sendo 11 deles de São Paulo, que terão a chance de viver por cinco dias a rotina de um congressista. Os indicados terão espaço no plenário da Câmara dos Deputados para apresentar um projeto de lei e simular uma votação. As inscrições vão até 10 de junho.
A ideia é que os candidatos – de 16 a 22 anos – aprendam sobre os processos legais e como elaborar projetos que visam o bem estar da sociedade. Os autores selecionados ficarão em Brasília, no segundo semestre, com todos os custos de passagem e hospedagem pagos pela Assembleia. Eles participarão de debates e votação da Casa.
São avaliados pela comissão julgadora o conteúdo dos trabalhos, a importância e o ineditismo da proposta. Entre os vencedores da rede estadual paulista nas últimas edições estavam iniciativas que incluíam desde a doação de próteses capilares a mulheres em processo de quimioterapia, até a criação de creches para idosos.
Os alunos interessados precisam preencher uma ficha de inscrição e participar de um minicurso para aprender a elaborar um projeto de lei. As informações estão disponíveis no site da Câmara (www.camara.gov.br) e no Portal da Educação (www.educacao.sp.gov.br). O formulário e o projeto devem ser entregues ao professor-coordenador da escola, que encaminhará à Diretoria Regional de Ensino.