Segundo mães que procuraram atendimento para seus filhos na última semana, na Unidade Básica de Saúde do Parque Jandaia, não conseguiram o atendimento, o motivo seria a falta de pediatra. A Secretária de Saúde confirma a afirmação.
“Não está satisfeita? Procura um plano de saúde”, foi o que ouviu a mãe de gêmeos que procurou por atendimento na manhã de quarta-feira (27). Segundo a leitora do GuarulhosWeb, é a segunda vez que procura por atendimento de pediatra e não consegue ainda afirma que a falta de educação dos atendentes com os pacientes é comum.
A secretária afirmou que a UBS está sem pediatra há uma semana. Duas médicas que ocupavam o cargo deixaram a unidade por incompatibilidade de horário com outros trabalhos.
A pasta ainda informou que “todas as crianças que buscam atendimento na UBS Jandaia são acolhidas pela equipe de enfermagem e, quando necessário, são encaminhadas para unidades do entorno com consultas previamente agendadas”.
Com relação ao treinamento oferecido para que os atendentes SUS possam atender os pacientes a secretária esclareceu que estes funcionários são contratados através de concurso público e, no processo de admissão, passam pelo chamado Ingresso Qualificado, pelo qual são capacitados sobre o funcionamento da rede municipal de Saúde, sobre o SUS, sobre o sistema de regulação, entre outros temas essenciais para o exercício da função