Treze pessoas morreram em Guarulhos em 2016 após contrair o vírus H1N1, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde, em balanço divulgado nesta quinta-feira (28). A campanha de vacinação já imunizou 208.750 pessoas no município e deve ser intensifica neste sábado, 30, durante o “Dia D” – de Mobilização Nacional contra a Gripe.
A cidade já registrou 315 paciente com a Síndrome Respiratória Aguda Grave. Até o último balanço, 32 casos tiveram confirmação de exame positivo para A/H1N1. Dos 13 óbitos registrados em pacientes moradores da cidade, nove foram atendidos em hospitais particulares da Capital e de Guarulhos, quatro em hospitais públicos.
A Secretaria esclareceu que seis casos tiveram seu quadro clínico agravado, evoluindo para óbito, por conta de outras doenças crônicas, como bronquite asmática, doença cardiovascular, diabetes e diabetes associada a linfoma.
A campanha de vacinação neste sábado tem como objetivo imunizar 9,5 milhões de paulistas, incluindo idosos, crianças a partir dos seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas. Em Guarulhos as 25 unidades de Saúde da cidade irão funcionar das 8h às 17h.
A partir do dia 9 de maio, a vacinação se estende para pessoas diagnosticadas com doenças crônicas e demais profissionais de saúde. A campanha termina no dia 20 de maio.