Na última terça-feira, 03, dia em que a Tocha e chama olímpica desembarcou em solo brasileiro, a Prefeitura anunciou a quantidade de condutores do principal instrumento dos Jogos Olímpicos e a distância que os mesmos irão percorrer com ela. No entanto, esta relação inicial de condutores pode ser alterada a pedido da Secretaria de Esportes e afetar diretamente o atleta olímpico da cidade Wilson David dos Santos.
A reportagem do GuarulhosWeb obteve a informação de que integrantes da Comissão dos Jogos formada na Secretaria de Esportes estão dispostos a solicitar a substituição do atleta olímpico sob alegação de participação direta com assuntos relacionados ao meio político. De acordo com esta fonte que por motivos de segurança solicitou o sigilo de sua identidade, responsáveis pelo evento na cidade já teriam enviado a referida troca, por meio de oficio endereçado ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro).
No entanto, procurado pelo GuarulhosWeb, Carlos Barradas, um dos responsáveis na Secretaria de Esportes pela promoção do evento relacionado ao revezamento da Tocha Olímpica em Guarulhos, negou que haja este movimento para substituí-lo ou qualquer outro integrante que esteja entre os escolhidos pelos três patrocinadores (Bradesco, Coca-Cola e Nissan) do espetáculo na cidade. Ele também alegou desconhecer qualquer informação relacionada a quem sejam os condutores escolhidos.
Já o secretário de Esportes, Wagner Freitas, demonstrou total desconhecimento sobre o assunto e apenas limitou-se em dizer que iria verificar o fato. “Vou checar com o departamento desportivo. (Estariam) Enviando uma carta para excluir um atleta (sic)? Vou verificar”, explicou o mandatário da Pasta.
Já a assessoria de imprensa do Comitê Rio 2016, por telefone, informou que “não fala sobre condutores das cidades com tanta antecedência assim. Não vou ter como te confirmar se essas mudanças foram realmente pedidas, se foram aceitas e se estão sendo feitas, por que nós não estamos divulgando a relação dos condutores com tanta antecedência. Só estamos trabalhando com os condutores com dez dias de antecedência da chegada do revezamento”, disse a assessora de imprensa.
Para participar do revezamento da Tocha Olímpica nas 328 cidades do País escolhida para receber esta solenidade, o condutor deve possuir mais de 12 anos e não ser político eleito através do voto popular. Ou seja, possui mandato no Poder Executivo ou Legislativo. Apenas estão aptos a presidente Dilma Rousseff (PT) e o prefeito do Rio de Janeiro (RJ), Eduardo Paes (PMDB), por for força representativa dos cargos que exercem.
Em Guarulhos, o símbolo olímpico passará por um trecho de 10,4 quilômetros. Ao todo, 52 pessoas conduzirão a Tocha pela cidade, em sistema de revezamento a cada 200 metros. No dia da passagem da pira olímpica, 23 de julho, será realizado um evento denominado ‘Intervalo’ no Bosque Maia, entre 7h e 14h, com a apresentação de diversas modalidades esportivas, segundo o Governo Municipal.
Wilson David dos Santos disputou os Jogos Olímpicos de 1984 realizado na cidade norte-americana de Los Angeles no revezamento 4 x 400 e nos 400 metros rasos. Ele é filiado ao PSB (Partido Socialista Brasileiro) e funcionário público concursado, porém, sem atividade política consumada. Ele afirmou estar recebendo ameaças e de ser vítima de supostas ações desleais por ser um ativista esportivo.
“Sabem por que incomodo tanto? Alguém faz ideia do que ando passando por causa da minha luta incessante pelo Esporte de Guarulhos? Fazem ideia de quantas ameaças e golpes baixos ando recebendo? Sou muito grato a Deus por sempre acalmar o meu coração e continuar me guiando pelo caminho do bem, e assim continuará sendo sempre, doa a quem doer”, desabafou Santos em seu perfil administrado por ele na rede social.