Cidades

Moradores do condomínio Alegria sofrem com problemas deixados pela construtora

O sonho de morar em um condomínio clube, localizado praticamente no Centro de Guarulhos, em plena avenida Nossa Senhora Mãe dos Homens, vem se tornando pesadelo para muitos moradores do residencial Alegria, construído pela empresa Gafisa e entregue há três anos. 
 
Segundo diversas reclamações que chegaram ao GuarulhosWeb, desde que se mudaram para o empreendimento, os moradores convivem com os mais diferentes tipos de problemas, que eles atribuem à construtora, que não teria realizado um bom trabalho ou teria utilizado equipamentos de péssima qualidade na obra. 
 
Os relatos apontam para elevadores que quebram com grande frequência (alguns interditados por longos períodos), infiltrações que alagam as garagens, interdição da piscina (desde o ano passado), bosque e um pet care sem condições de uso, entre outros problemas. 
 
Por várias vezes, moradores ficaram presos dentro dos elevadores. O Corpo de Bombeiros já foi chamado em diferentes oportunidades para resgatar as pessoas, que têm pavor de entrar nos equipamentos. Na segunda-feira, nove moradores, inclusive crianças, ficaram confinados no elevador de uma das seis torres, que já quebrou em outras oportunidades. 
 
Uma moradora, que chegou de viagem no início da madrugada com malas, foi obrigada a dormir no hall de entrada, pois não tinha como subir 19 andares, já que os elevadores que servem a torre onde mora estavam inoperantes. 
 
Os moradores, que atribuem toda a responsabilidade à construtora Gafisa, dizem que o condomínio já fez várias tentativas para resolver os problemas sem sucesso. Segundo contam, as respostas da construtora são sempre as mesmas, abrindo chamados mas nunca resolvendo os problemas de forma efetiva. 
 
“É  muita humilhação  que estamos  passando e a Gafisa nem aí para nós que pagamos”, diz uma moradora. “Temos moradores correndo risco de morte com elevadores sem condições de uso. São pessoas com problemas de saúde, cadeirantes que precisa dos elevadores”, relata outra. 
 
Ainda segundo os moradores, teve o caso de uma caixa d´água rachada com vazamento no 23º andar, que já tem água escorrendo pelas paredes. “A construtora não nos atende, só abre ordem de serviço e não resolve”, diz
 
O OUTRO LADO
 
Em resposta aos questionamentos enviados pelo GuarulhosWeb, a assessoria de imprensa da Gafisa encaminhou a seguinte nota: 
 
"A Gafisa reconhece os problemas enfrentados pelos moradores do Condomínio Alegria, em Guarulhos, e informa que mantem contatos frequentes com o corpo diretivo  do empreendimento (síndico, subsíndico, conselheiros e zelador) para acompanhar a evolução dos reparos.  
A Gafisa vem trabalhando em parceria com seus fornecedores técnicos nos reparos e na manutenção dos elevadores. O elevador final 3 da Torre Natureza, que atende todas as unidades, será vistoriado no dia 23 de maio e quando aprovado, ocorrerá a liberação pelo corpo diretivo do empreendimento. Os demais elevadores serão entregues de acordo com cronograma estabelecido com os representantes do condomínio.
 
Os vazamentos nas três caixas d'água foram reparados em 06 de maio. Duas delas pela Gafisa. A terceira  ficou sob responsabilidade da equipe de manutenção do condomínio. Isso porque o problema apresentado estava fora da garantia prevista em contrato. Sobre o Pet Play e o bosque, as áreas foram entregues conforme previsto em projeto. Até o momento, a empresa não recebeu nenhuma reclamação sobre estes assuntos. 
 
Os reparos na piscina e no entorno foram concluídos e vistoriados pelo corpo diretivo. A liberação do uso da área será definida pelos representantes do condomínio. 
 
A Gafisa reforça seu compromisso na resolução dos problemas apresentados no menor tempo possível, empregando todos os esforços a seu alcance. A companhia está à disposição dos moradores para eventuais dúvidas e esclarecimentos sobre o andamento dos trabalhos.”
 

Posso ajudar?