Se você é pesquisador e desenvolveu um projeto que acredita ser de relevância; se tem idéias geniais de qualquer área das ciências e precisa que outras pessoas o ajudem a desenvolvê-las; se quer compartilhar esse conhecimento para avaliar seu potencial ou simplesmente quer mostrá-lo para um público interessado curtir, a oportunidade é essa: estão abertas desde o dia 4 de abril as inscrições para a 5ª Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Guarulhos (Semcitec),que abrange a Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos (Feceg), em sua 3ª edição.
Os eventos serão realizados no Adamastor Cemtro (Av. Monteiro Lobato, 734, Macedo), em outubro. A Semcitec começa em 17 e termina no dia 21, seguindo o calendário da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Já a Faceg será entre 18 e 21.
A Semcitec, que premia os melhores trabalhos, tem o objetivo de incentivar alunos do ensino superior a buscar, por meio da ciência e tecnologia, soluções para os problemas do cotidiano, além de dar acesso à população ao conhecimento produzido no município. Recebe inscrição de trabalhos na modalidade de pesquisa científica e relato de experiência, de acordo com eixos temáticos específicos para cada edição. Neste ano, o tema é “Ciência alimentando o Brasil”.
Os trabalhos aceitos serão apresentados em sessões de pôster e comunicação oral, abertas ao público. Durante o período de sua realização, sempre em outubro, a Semcitec oferecerá gratuitamente à população palestras e oficinas com base na temática geral do evento, além de variada programação cultural. Para saber mais, acesse: http://semcitec.guarulhos.sp.gov.br
Feceg.
Já a Feira de Ciências e Engenharia de Guarulhos é aberta a alunos do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Ensino Técnico e da EJA, de escolas públicas e privadas de Guarulhos. Também podem participar jovens sem vínculo institucional, entre 15 e 29 anos de idade. A admissão de jovens fora da escola contribui para enriquecer ainda mais as exposições e a própria Feceg, oferecer novas oportunidades e incentivo para que os jovens retomem os estudos regulares.
A Feira tem o desafio de democratizar o acesso ao conhecimento, estimular vocações em ciência e tecnologia, contribuir para a introdução de práticas inovadoras na escola e para a melhoria da formação de professores da educação básica. Para saber mais, acesse: http://feceg.guarulhos.sp.gov.br.
Organização
Tanto a Semcitec quanto a Feceg são iniciativas da Prefeitura por meio do Núcleo de Assuntos para Ciência e Tecnologia (NACT) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com coordenação geral a cargo da doutora Marinilzes Moradillo Mello.
A Semcitec tem parcerias com instituições de ensino locais públicas e particulares, entre os quais o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Guarulhos (IFSP); Fatec Guarulhos; Unifesp; Universidade Guarulhos; Faculdade Progresso; Fig-Unimesp; Faculdade Anhanguera; e Eniac.
A Feceg, por sua vez, é afiliada à FEBRACE e patrocinada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI. Conta com o apoio de órgãos internos do governo municipal, em especial as secretarias de Educação; Saúde; Administração e Modernização; Governo; Transporte e Trânsito; Comunicação; Serviços Públicos; e as coordenadorias da Mulher; do Fundo Social de Solidariedade, alem da Proguaru e do Saae.
A ciência em Guarulhos recebe ainda os seguintes apoios: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ); Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace); Fábrica de Nerdes – Clube de Inovação; Saga; HQ Company – Escola de Artes; Instituto Paramitas; Núcleo de Pesquisa em Doenças Negligenciadas (NPDN) .