Cidades

Guarulhos registra 20 mortes em decorrência da H1N1 neste ano

A Secretaria Municipal de Saúde contabiliza 20 casos de óbitos em decorrência da gripe H1N1 em Guarulhos desde o início do ano, segundo o último balanço divulgada na quinta-feira. São 519 pessoas diagnosticas com Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo que 117 deles tiveram confirmação de exame positivo para H1N1.
 
Segundo a Secretaria, “foram 20 óbitos de pessoas residentes em Guarulhos com diagnóstico de H1N1, sendo 10 em hospitais particulares da Capital e de Guarulhos, e 10 em hospitais públicos. Vale destacar que desse total 12 tiveram seu quadro clínico agravado, evoluindo para óbito, por conta de outras doenças crônicas, como bronquite asmática, doenças cardiovasculares, diabetes, diabetes associada a linfoma e pneumopatia crônica, 1 pneumonia e choque séptico”-
 
A doença pode ser transmitida através de secreções das vias respiratórias como espirros, tosses e fala de pacientes que estejam contaminados. A falta de higiene também pode causar o contagio como no contato das mãos em superfícies que possam estar contaminadas e entram em contato com boca, nariz e olhos.
 
O tratamento dos sintomas da doença é realizado com medicações, hidratação, alimentação leve e repouso. O paciente deve procurar atendimento médico e ter acompanhamento.

Posso ajudar?