Desde a interrupção dos serviços de iluminação pública realizados pela EDP Bandeirante, em março de 2016, por conta da renovação do contrato com a Prefeitura que só então realizou uma licitação para substituir a empresa, a população vem enfrentando dificuldades para receber os serviços de manutenção, principalmente nos bairros mais afastados da região central.
O GuarulhosWeb recebe semanalmente diversas reclamações de moradores que temem pela falta de segurança já que precisam se locomover por vias escuras que facilitam a ação de criminosos. Segundo a prefeitura, 20% do parque de iluminação da cidade apresentam problemas atualmente.
Em junho, o GuarulhosWeb conversou com o prefeito Sebastião Almeida, que afirmou já ter uma empresa vencedora no processo de licitação, que assumiria os trabalhos. Na época, Almeida afirmou que decisões judiciais estavam tornando a contratação demorada, porém a prefeitura – através do Departamento de Iluminação Pública – estaria tomando medidas para que a população não fosse prejudicada.
Dois meses depois, na manhã desta terça-feira (30) a prefeitura afirmou que ainda aguarda pela decisão judicial. Os serviços continuam a ser executados por cinco equipes que realizam reparos e manutenções em praças e vias, cerca de 3 mil pontos já teriam passado por reparos. Segundo dados enviados a redação, “Guarulhos possui um parque de iluminação com cerca de 60 mil pontos. Desse total, estima-se que 20% estejam apresentando problemas (12 mil pontos)”.
No último domingo (28) um morador da Vila Tijuco escreveu para o GuarulhosWeb contando que se mudou para a rua Arujá há nove meses e neste período as lâmpadas da rua estão apagadas. Em maio outro leitor encaminhou a imagem de uma instalação que fez em sua garagem para iluminar a rua. Segundo informou, apesar de entrar em contato com a Prefeitura diversas vezes precisou tomar a medida, pois cansou de esperar.
A prefeitura não informou um prazo para que o problema jurídico que impede a contratação da empresa vencedora da licitação seja solucionado. Enquanto a decisão não ocorre, os serviços podem ser solicitados pelo telefone 2088-5838, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.