Cidades

SDE aproxima IPT dos empresários de Guarulhos

Um grande vilão do empreendedor em mercados cada vez mais exigentes e competitivos é a produção sem parâmetros de eficiência. A ineficiência é responsável pelo fechamento de milhares de empresas e pela extinção de muitos postos de trabalho – e, em boa parte dos casos, sem que o empreendedor tenha conseguido identificar o problema que o levou à falência.
 
Para ajudar a fortalecer as empresas em Guarulhos, a Prefeitura disponibilizará, já a partir do próximo dia 20, os serviços do Programa de Apoio Tecnológico às Micro, Pequenas e Médias Empresas, parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo.
 
O serviço tem como foco encontrar soluções para problemas que prejudicam a qualidade e produtividade, principalmente das empresas de pequeno e médio portes. A ação do IPT consiste, basicamente, em utilizar seus conhecimentos técnicos para fazer uma análise detalhada do ciclo de produção, avaliar etapas, identificar falhas e melhorias possíveis, propor adequações, acompanhar alterações e modificações na gestão, processo ou produto e, eventualmente, ajudar até no desenvolvimento de novos itens.
 
A boa notícia é sobre custos: entre 80% e 87% dos custos é coberto pelo governo, por meio do próprio Programa de Apoio Tecnológico às Micro, Pequenas e Médias Empresas (estadual), e do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), do governo federal. Além disso, após o atendimento, o IPT se encarrega de avaliar os serviços prestados, com base em indicadores como aumento de produtividade, redução de refugos, aumento de faturamento, entre outros, por meio de empresa terceirizada credenciada, contratada pelo próprio Instituto. Caso deseje solucionar outros problemas, a empresa poderá contratar novos serviços. Todo esse sistema de atendimento visa ao fortalecimento e à competitividade das empresas de tamanhos micro, pequenas e médias e sua adequação para disputar novos mercados, inclusive os internacionais.
 
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico Luís Carlos Teodoro, “essa ação tem o propósito de aproximar o IPT do empresário de Guarulhos de forma que este tenha conhecimento e acesso aos serviços do IPT e, assim, poder melhorar os resultados de sua empresa”.
 
Mais informações podem ser obtidas no Fácil Empresarial (avenida Emílio Ribas, 1.120, Gopoúva).
 

Posso ajudar?