Cidades

Pesquisa pode render economia de R$ 950 por ano em compras em supermercados

O consumidor que souber pesquisar pode economizar até R$2.032,45 no ano em São Paulo, apontou o 12º levantamento anual de preços dos supermercados brasileiros realizado pela PROTESTE Associação de Consumidores. Para o consumidor de Guarulhos a economia anual pode ser de R$ 957,90 se trocar o Mota Sup. da Rua Doutor Vital Brasil, 100 pelo Assaí da Rua Nossa Senhora Mãe dos  Homens, 1258. Essa economia ocorrerá na compra dos produtos da Cesta 1, (a  mais completa da pesquisa com 104 itens e produtos de marcas líderes). 
 
Em Guarulhos foi detectada diferença de até 158% no preço do mesmo produto, dependendo do local de venda. O frasco de 170g do molho de mostarda Hellmann’s custava R$ 3,87 num ponto de venda e R$ 9,99 em outro local. 
 
Brasília  foi a vilã de preços médios entre as 23 cidades pesquisadas. A variação de preços em um ano para a mesma cesta de produtos atingiu 22%. A compra de supermercado no Distrito Federal  para quem não abre mão de produtos de marca sai 29% mais cara  que no Pará, onde foi encontrado o menor preço médio para a cesta de 104 itens. 
 
Em média, o consumidor do Distrito Federal  desembolsou R$ 550,64  na compra dos 104 produtos da cesta composta de produtos de marcas líderes. E  em Belém o consumidor precisou de R$ 429,25 para adquirir os mesmos produtos. O consumidor de São Paulo desembolsou em média  R$ 483,89.
 
 Foram pesquisados 1.388 estabelecimentos, de 23 cidades brasileiras em 16 estados, além do Distrito Federal. O Ceará foi o Estado com menor variação dos preços em relação ao ano passado, entre os pesquisados (7%). Em São Paulo a cesta encareceu 13%.
Para escolher o lugar que ofereça melhores preços, conforme o perfil de consumo há um  simulador disponível no site PROTESTE http://www.proteste.org.br/suas-contas/supermercado/simulador/guia-de-supermercado#
 
Ele ajuda a pesquisar os custos da cesta em vários estabelecimentos antes de sair para a compra.
 
 O estudo se baseou no custo para a aquisição de duas cestas de produtos. A cesta 1 foi montada com marcas específicas, as líderes de mercado. Ela é composta de três subcestas (mercearia; higiene e limpeza; sem carne, frutas e legumes). Há ainda uma segunda cesta, voltada para quem prioriza apenas preço.
 
 A cesta 2 traz apenas os produtos mais baratos encontrados nas lojas visitadas. Ambas as cestas são formadas por produtos alimentícios, de higiene e limpeza, e representam o consumo típico de uma família brasileira. No guia, é apresentado o custo de compra de cada cesta no seguinte formato. O mercado mais barato da região ganha o símbolo 100 . Os demais ganham cifras percentuais a partir do 100. 
 
Pesquisar antes de fazer a compra do mês é fundamental. A variação de preços de uma cidade, dependendo do ponto de venda, pode ser muito grande, até em supermercados de uma mesma rede. Por isso, às vezes vale a pena atravessar a Rua e conferir o preço em outro local antes de fazer as compras. No caso de São Paulo, por exemplo, foi constatado que a compra sai 31% mais barata se adquirida no Assaí  da Av. Prof. Francisco Morato, 4367,  ao invés do Ricoy situado na mesma avenida, no 4714.
 
 As diferenças de preços  para os mesmos produtos são grandes. Em São Paulo foi constatada diferença de 169% para o queijo minas frescal, de 250g, da Tirolez. Foi encontrado por R$ 10,40 em um local, e por R$ 27,99 em outro mercado.
 

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