Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), em Guarulhos, ocuparam a instituição na noite desta quarta-feira (21). O ato seria uma forma de chamar a atenção dos acadêmicos e da comunidade para os problemas que podem atingir o campus com a Proposta de Emenda à Constituição 241.
Segundo o representante dos alunos Lucas Dechem Calanca, a aprovação da PEC – proposta que deve congelar gastos públicos – impedirá que a instituição receba novos cursos, além da abertura do ensino médio técnico, a instalação de um restaurante universitário e um ginásio.
O GuarulhosWeb esteve no campus na manhã desta quinta-feira (22) quando aconteceu a primeira assembléia. Cerca de 80 pessoas participaram e discutiram qual deve ser o próximo passo do movimento. Três assembléias devem acontecer por dia, para que os estudantes de todos os períodos possam se manifestar enquanto dure o protesto.
Segundo o IFSP, a iniciativa dos alunos é totalmente pacífica. As atividades administrativas e acadêmicas do campus estão inviabilizadas devido à ocupação. A direção geral do campus Guarulhos do IFSP está acompanhando os desdobramentos da ação dos discentes.