São 586 alunos representando 28 escolas estaduais da administração da delegacia Norte de ensino da Secretaria de Educação do Governo do Estado. Este é o panorama da 2ª mostra de teatro escolar promovida por esta gestão, que tem como propósito dinamizar e integrar os alunos com o cotidiano escolar por meio da arte. Participam desta ação somente escolas da rede de ensino estadual. Guarulhos possui 172 unidades dividas entre as delegacias de ensino Norte e Sul.
“O nosso objetivo é promover o protagonismo juvenil e fazer com que o aluno seja partícipe do processo e que tenha a oportunidade de mostrar o seu trabalho. Abordar temas da realidade com um foco crítico do convívio que ele tem do seu espaço e fazer com que a escola seja dinâmica, que ela realmente balance as estruturas e apresente um trabalho diferenciado”, declarou a diretora de ensino da Delegacia Norte de Guarulhos, Maria Inês.
Além de apresentar os propósitos desta iniciativa cultural, a dirigente entende que é necessário oferecer espaço ao jovem para que ele possa se desenvolver e aplicar na prática o conhecimento absorvido dentro das salas de aulas. No último ano, apenas 11 escolas da rede decidiram participar desta proposta. Já neste ano, em sua segunda edição, o número quase que triplicou.
“É dar a oportunidade e o espaço. O espaço foi oferecido e feito um desafio. No ano passado tivemos poucas adesões e quando eles viram que a proposta era fazer com que o aluno tivesse a oportunidade de sair da sua zona de conforto, de vir se apresentar e ser visto por outras unidades escolares, acho que isto fez com que se interessasse mais”, explicou Maria Inês.
Os temas para as peças teatrais são de livre iniciativa dos alunos. O programa conta com estudantes de 6 a 17 anos e suas apresentações foram divididas em dois dias das 9h às 18h, no teatro Adamastor Centro. A dirigente escolar ressalta que estes precisam se sentir valorizados e pensando neste aspecto é que foi criada a mostra cultural, por meio do teatro.
“A gente observa que cada um dentro da sua faixa etária procurou abordar uma leitura crítica dentro do limite de faixa etária. O ensino médio que precisa estar no currículo e tem que se mostrar. Tudo que o aluno faz tem que ser visto e eles gostam de se mostrar e gostam de ser visto, além de ter o seu trabalho valorizado”, concluiu.