nstituição escolhida para abrigar o curso de medicina na cidade, por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, a Uninove tem até o mês de junho de 2018 para iniciar suas atividades e disponibilizar as 100 vagas de formação dentro do município, conforme prevê o edital n.º 6 / 2014. A entidade educacional acima citada foi oficializada nesta terça-feira, 27, através de publicação do Diário Oficial da União, após um período em que o certame ficou suspenso devido a recurso de outra instituição. .
No entanto, para que a universidade vencedora possa fazer valer sua indicação, que ocorreu através de concorrência com outras instituições, ela precisa apresentar garantias de que reúne as condições necessárias exigidas pelo Ministério da Educação e da Saúde, que atuam em conjunto nesta ação, de gerir e administrar a demanda ofertada para o curso de medicina.
De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o prazo para que as vencedoras deste processo seletivo se expira no dia 11 do próximo mês. Sete dias depois será assinado o termo de compromisso e a apresentação da garantia da mesma sobre a implantação da disciplina. O curso de medicina foi disponibilizado para as cidades com mais de 70 mil habitantes. Guarulhos ficou com 100 vagas.
Entretanto, a vencedora deste certame não possui campus na cidade, porém, não revelou, via assessoria de imprensa, de que forma pretende implantar a disciplina no município. A Uninove apenas ressaltou que esta é apenas mais uma parte do processo de criação do curso de medicina, além de justificar que o edital prevê um prazo de até 18 meses para funcionamento do mesmo.
A escolha da Uninove foi anunciada em julho do último ano, porém, após diversas liminares e suspensões do processo seletivo, a continuidade do mesmo acabou prejudicada. No dia 27 de julho, o TCU (Tribunal de Contas da União) autorizou a continuidade do processo de implantação da disciplina nos 36 municípios contemplados depois de indeferir o pedido de cancelamento do edital realizado pela instituição educacional baiana Unece (União de Educação e Cultura).