O Sindicato dos Bancários de Guarulhos informou ao GuarulhosWeb que cerca de 80 bancários seriam impactados com o fechamento de quatro agências na cidade, conforme informou o Banco do Brasil nesta segunda-feira. Os funcionários deverão ser transferidos para outras agências, escritório de negócios e alguns deverão optar pelo PEAI (Programa Extraordinário de Aposentadoria Incentivada).
Com a reorganização, 222 agências serão fechadas apenas no Estado de São Paulo. Em Guarulhos, quatro agências serão fechadas.
Segundo o GuarulhosWeb apurou, serão fechadas as agências Cumbica, Aeroporto Internacional, Avenida Guarulhos e Fórum. Antes deste processo deflagrado nesta segunda-feira, a cidade já tinha perdido duas agências, uma no Centro e outra na Vila Galvão.
A reestruturação de agências e o plano de aposentadoria incentivada podem gerar uma economia anual de R$ 3,798 bilhões, caso os 18 mil funcionários habilitados optem por deixar o banco em troca de benefícios.
O sindicato, em conjunto com a sua federação, informa que “realizará todas as ações possíveis contra qualquer fechamento de agência por entender que é preciso fazer a defesa do emprego, bem como, do bom atendimento à população, que certamente será afetada ainda mais pela precariedade nas agências”, disse João Cardoso, secretário geral do Seeb Guarulhos e Região.
Ainda segundo a entidade, o consumidor bancário, que já é prejudicado pela falta de funcionários nas agências; pela recusa dos bancos em receber contas públicas como àgua, luz e telefone e que praticamente trabalha para o banco quando utiliza dos meios tecnológicos disponíveis, sem ao menos ver suas taxas ou tarifas diminuídas, sofrerão ainda mais com o fechamento de agências e redução de funcionários.
O Sindicato informa que BB em momento algum informou o sindicato de que haveria fechamento de agências e redução de funcionários em nossa base, que compreende as cidade de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Arujá e Mairiporã.