Educadores de creches municipais conveniadas de Guarulhos protestaram na manhã desta quarta-feira (23) em frente ao Paço Municipal, após dois meses de atrasos nos salários. Esta é a segunda manifestação por falta de pagamento nesta semana. O GuarulhosWeb entrou em contato com a prefeitura que não se manifestou até o fechamento da matéria.
Devido ao protesto, diversas creches não funcionaram nesta manhã.
Uma comissão foi recebida pelo secretário municipal de Governo, Benedito Aparecido da Silva, Benê, que teria dito que por falta de recursos financeiros não poderia realizar o pagamento em atraso.
Os profissionais devem se reunir nesta quinta-feira (24) para definir os próximos passos do movimento que pode decidir por uma greve até que o pagamento seja realizado.
Em resposta aos questionamentos do GuarulhosWeb a prefeitura esclareceu que “reconhece o atraso e não está medindo esforços para resolver essa demanda o quanto antes”. O pagamento está previsto para os meses de novembro e dezembro.
Assim como em outras demandas encaminhadas relacionadas a atraso de pagamentos, a prefeitura alegou queda de arrecadação provocada pela atual crise financeira do país.
Na tarde desta terça-feira (22) profissionais educadores do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) bloquearam o acesso de veículos no cruzamento entre a rua Capitão Gabriel e Sete de Setembro após para protestar contra o atraso no pagamento da ajuda de custo.