Depois de um ano de protelações, cerca de 150 famílias devem ser retiradas de uma área, considcerada de risco, dentro da comunidade São Rafael, no bairro de mesmo nome, às margens da Rodovia Fernão Dias, nesta quarta-feira (30). A ação foi confirmada pelo coronel Vanderlei Ramos, comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar. A área considerada de risco pertence à Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep).
Esta é a segunda reintegração de posse realizada pela PM no local. As famílias estão sendo retiradas por correrem risco de vida já que as residências foram construídas sob as torres de distribuição de energia elétrica.
A primeira desocupação aconteceu sem 2015 e foi solicitada pela EDP Bandeirante. Seguindo o mesmo modelo de ação, nesta segunda ordem comandada de PM foram realizadas diversas reuniões de conscientização, desde o ano passado, para que os moradores aderissem a desocupação voluntária. Algumas famílias, que aceitaram as condições, receberam o auxilio de caminhões para realizar a mudança de seus pertences.
Na manhã desta quarta-feira (30) equipes da PM devem acompanhar o oficial de justiça que notificará as famílias, que resistem no local, para que deixem suas casas imediatamente. Após a saída, as residências serão derrubadas e o terreno limpo.
Assim como a primeira desocupação, as famílias não receberam auxílios da prefeitura e estão se abrigando em casas de parentes, residências alugadas e outras ocupações.